Mecanismos de convocação pela imagem nas capas de Realidade: justaposição e a articulação de um novo lugar de consumidor na narrativa

Autores

  • Eliza Bachega Casadei Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497727874

Palavras-chave:

Fotojornalismo. Capas. Convocação. Composição Imagética. Justaposição.

Resumo

A partir de um estudo que mapeia as estratégias de composição de imagem de revistas brasileiras ao longo do século XX, o objetivo do presente artigo é expor alguns dos dispositivos de convocação para o consumo nas capas da revista Realidade, em contraste com aqueles utilizados pelas principais publicações brasileiras do período anterior, como Revista da Semana e O Cruzeiro. A justaposição, na revista Realidade, se estrutura como a principal estratégia composicional utilizada na maior parte das capas. Isso implica na articulação de um mecanismo de convocação que constrói um novo lugar para o leitor na imagem: ao invés de imaginá-lo como uma entidade que projeta suas fantasias aspiracionais em figuras exemplares, como no período anterior, Realidade convoca-o a partir de um convite para o deciframento de um sentido conotado, explicitando os processos de feitura da imagem e sua arbitrariedade sígnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, SP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Email: elizacasadei@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

Casadei, E. B. (2018). Mecanismos de convocação pela imagem nas capas de Realidade: justaposição e a articulação de um novo lugar de consumidor na narrativa. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(34). https://doi.org/10.5902/2175497727874

Edição

Seção

Artigos Livres