Iconicidade enunciativa no telejornal: uma proposta de análise em duas dimensões
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497715610Parole chiave:
Imagem, plasticidade, telejornalAbstract
Neste trabalho pretendo ensaiar uma forma analítica para imagens televisuais, no caso, as apresentações de telejornais. Meu objetivo é mostrar a formação de significados nas imagens pela sua dimensão plástica e o ordenamento dos sentidos no campo semântico. Considerando estas duas grandes dimensões de significado, lanço o olhar para a materialidade plástica da imagem tentando identificar uma estrutura icônica que, por sua vez, seja capaz de determinar a formação de sentidos, pelo elenco e ordenamento de elementos visuais que forma. Faço uso da Teoria da Imagem e da semiologia dos discursos sociais como bases conceituais para análise do texto visual. Creio que seja possível estabelecer uma análise dos sentidos, a partir da materialidade plástica da imagem, uma vez que seja operado um recorte e ordenamento dos elementos que formam a estrutura icônica da imagem.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.