Iconicidade enunciativa no telejornal: uma proposta de análise em duas dimensões

Autores/as

  • Fabiano Maggioni Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497715610

Palabras clave:

Imagem, plasticidade, telejornal

Resumen

Neste trabalho pretendo ensaiar uma forma analítica para imagens televisuais, no caso, as apresentações de telejornais. Meu objetivo é mostrar a formação de significados nas imagens pela sua dimensão plástica e o ordenamento dos sentidos no campo semântico. Considerando estas duas grandes dimensões de significado, lanço o olhar para a materialidade plástica da imagem tentando identificar uma estrutura icônica que, por sua vez, seja capaz de determinar a formação de sentidos, pelo elenco e ordenamento de elementos visuais que forma. Faço uso da Teoria da Imagem e da semiologia dos discursos sociais como bases conceituais para análise do texto visual. Creio que seja possível estabelecer uma análise dos sentidos, a partir da materialidade plástica da imagem, uma vez que seja operado um recorte e ordenamento dos elementos que formam a estrutura icônica da imagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiano Maggioni, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Comunicação Midiática e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria. Estuda imagem e sentido analisando a imagen gráfica e audiovisual aplicadas na mídia.

Publicado

2015-08-23

Cómo citar

Maggioni, F. (2015). Iconicidade enunciativa no telejornal: uma proposta de análise em duas dimensões. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(27). https://doi.org/10.5902/2175497715610

Número

Sección

Artigos Livres

Artículos más leídos del mismo autor/a