Iconicidade enunciativa no telejornal: uma proposta de análise em duas dimensões

Auteurs-es

  • Fabiano Maggioni Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497715610

Mots-clés :

Imagem, plasticidade, telejornal

Résumé

Neste trabalho pretendo ensaiar uma forma analítica para imagens televisuais, no caso, as apresentações de telejornais. Meu objetivo é mostrar a formação de significados nas imagens pela sua dimensão plástica e o ordenamento dos sentidos no campo semântico. Considerando estas duas grandes dimensões de significado, lanço o olhar para a materialidade plástica da imagem tentando identificar uma estrutura icônica que, por sua vez, seja capaz de determinar a formação de sentidos, pelo elenco e ordenamento de elementos visuais que forma. Faço uso da Teoria da Imagem e da semiologia dos discursos sociais como bases conceituais para análise do texto visual. Creio que seja possível estabelecer uma análise dos sentidos, a partir da materialidade plástica da imagem, uma vez que seja operado um recorte e ordenamento dos elementos que formam a estrutura icônica da imagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Fabiano Maggioni, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Comunicação Midiática e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria. Estuda imagem e sentido analisando a imagen gráfica e audiovisual aplicadas na mídia.

Téléchargements

Publié-e

2015-08-23

Comment citer

Maggioni, F. (2015). Iconicidade enunciativa no telejornal: uma proposta de análise em duas dimensões. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 14(27). https://doi.org/10.5902/2175497715610

Numéro

Rubrique

Artigos Livres

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s