Imagens de si no discurso: cenografias e ethé discursivos da empreendedora Bel Pesce na Web

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497725561

Palavras-chave:

Palavras chave, Discurso. Ethos discursivo. Empreendedorismo.

Resumo

Resumo

Os diálogos propostos no estudo delimitam-se a descrever as cenografias da reportagem sobre Bel Pesce, feita pelo site da pela revista Veja, a fim de identificar os ethé discursivos da empreendedora, construídos pela edição do site da revista e elaborado pela própria empreendedora em uma postagem comunicacional no seu Facebook oficial. Como marco teórico do estudo, utilizam-se os postulados de Maingueneau (2011, 2015, 2016b) e Amossy (2016). A pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa, mediante um estudo de caso. As interpretações feitas, nesta pesquisa, encaminham um diálogo, mediante a análise do discurso, para a melhor compreensão do ethos discursivo apoiado em cenografias que emergem da enunciação.

Palavras chave: Discurso. Ethos discursivo. Empreendedorismo.

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Biografia do Autor

Eliane Davila dos Santos, Universidade Feevale

Doutoranda e Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2015); Especialista em Gestão de Serviços pela Unisinos (2003); Gestão de Pessoas pela Unisinos (2001) e Administradora de Empresas pela Feevale (1997). Trabalhou mais de vinte anos em instituições financeiras e atualmente é Bolsista de doutorado pela Prosup/ Capes em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, dedicando-se às pesquisas da linguagem, comunicação e análise do discurso. Está afiliada à linha de pesquisa de Linguagens e Processos Comunicacionais que focaliza o processo de comunicação e sua institucionalização sob o ângulo da cultura e de suas manifestações. Desde 2016 é integrante do projeto de pesquisa Cultura, Comunicação e Trabalho: práticas linguageiras e a construção do sujeito e da identidade em situação de trabalho, com o objetivo de abordar a atividade laboral mediante interface entre as noções de cultura, de comunicação e de linguagem e trabalho.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade Feevale

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/ Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade. Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGV- -RJ. Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale, Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS). Integrante de conselhos editorias e parecerista ad hoc de revistas acadêmicas. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); da AsociaciónLatinoamericana de Estudiosdel Discurso (ALED); da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL); da AssociationAnalysedesDiscours de l?Amérique Latine (ADAL/Paris); participante efetivo do GT ANPOLL- Linguagem, Enunciação e Trabalho. Trabalhou como funcionário do Banco do Brasil no período de janeiro/1975 a outubro/2002, onde exerceu diversos cargos comissionados na área da gestão; possui experi- ência como consultor organizacional em empresas e bancos, principalmente em unidades do Banco do Brasil no país e no exterior.

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Publicado

19-12-2017

Como Citar

Santos, E. D. dos, & Freitas, E. C. de. (2017). Imagens de si no discurso: cenografias e ethé discursivos da empreendedora Bel Pesce na Web. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 16(32). https://doi.org/10.5902/2175497725561

Edição

Seção

Artigos Livres