Self image in the speech: cenographies and ethé discursives of the entrepreneur Bel Pesce on the web

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497725561

Keywords:

Speech. Communication. Discursive ethos. Entrepreneurship.

Abstract

The dialogues proposed in the study are limited to describing scenographies of the article written by Veja’s magazine site regarding Bel Pesce, so as to identify the entrepreneur discursive ethé built up by the site’s magazine edition, and by Pesce communicational post on her official Facebook page. As theoretical framework of the study, one uses Maingueneau’s (2011, 2015, 2016b) and Amossy’s (2016) postulates. The research methodology is exploratory, with a qualitative approach, through a case study. The interpretations made on this research direct a dialogue, through the speech analysis, to a better understanding of the discursive ethos, supported by scenographies that arise from the enunciation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliane Davila dos Santos, Universidade Feevale

Doutoranda e Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2015); Especialista em Gestão de Serviços pela Unisinos (2003); Gestão de Pessoas pela Unisinos (2001) e Administradora de Empresas pela Feevale (1997). Trabalhou mais de vinte anos em instituições financeiras e atualmente é Bolsista de doutorado pela Prosup/ Capes em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, dedicando-se às pesquisas da linguagem, comunicação e análise do discurso. Está afiliada à linha de pesquisa de Linguagens e Processos Comunicacionais que focaliza o processo de comunicação e sua institucionalização sob o ângulo da cultura e de suas manifestações. Desde 2016 é integrante do projeto de pesquisa Cultura, Comunicação e Trabalho: práticas linguageiras e a construção do sujeito e da identidade em situação de trabalho, com o objetivo de abordar a atividade laboral mediante interface entre as noções de cultura, de comunicação e de linguagem e trabalho.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade Feevale

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/ Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade. Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGV- -RJ. Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale, Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS). Integrante de conselhos editorias e parecerista ad hoc de revistas acadêmicas. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); da AsociaciónLatinoamericana de Estudiosdel Discurso (ALED); da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL); da AssociationAnalysedesDiscours de l?Amérique Latine (ADAL/Paris); participante efetivo do GT ANPOLL- Linguagem, Enunciação e Trabalho. Trabalhou como funcionário do Banco do Brasil no período de janeiro/1975 a outubro/2002, onde exerceu diversos cargos comissionados na área da gestão; possui experi- ência como consultor organizacional em empresas e bancos, principalmente em unidades do Banco do Brasil no país e no exterior.

Published

2017-12-19

How to Cite

Santos, E. D. dos, & Freitas, E. C. de. (2017). Self image in the speech: cenographies and ethé discursives of the entrepreneur Bel Pesce on the web. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 16(32). https://doi.org/10.5902/2175497725561

Issue

Section

Free Articles