Cenografia e ethos discursivo na “empresa dos sonhos dos executivos": imagem corporativa e cultura organizacional
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549777100Palavras-chave:
Cultura Organizacional, Discurso, Cenografia, Ethos.Resumo
O artigo tem o objetivo geral é analisar o discurso a respeito da empresa Petrobras, manifestado no texto jornalístico, que possibilita construir cenografias das quais emergem evidências do ethos empresarial no discursivo corporativo. O marco teórico pautou-se em algumas categorias teóricas como: cultura (HALL, 2006; CANCLINI, 1998, 2004, 2010); cultura organizacional (SCHEIN, 2009; MORGAN, 1996) e mundialização (ORTIZ, 1997, 2007), na interface com pressupostos da análise do discurso da escola francesa (MAINGUENEAU 1997, 2002, 2008a, 2008b, 2008c, 2010, 2011). Os resultados apontam que o ethos discursivo corporativo é validado em cenografias que contribuem para a caracterização da imagem de pujança corporativa da empresa Petrobras.
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