Cenografia e ethos discursivo na “empresa dos sonhos dos executivos": imagem corporativa e cultura organizacional

Autores

  • Andre Luciano Viana UNIVERSIDADE FEEVALE
  • Ernani Cesar de Freitas UNIVERSIDADE FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549777100

Palavras-chave:

Cultura Organizacional, Discurso, Cenografia, Ethos.

Resumo

O artigo tem o objetivo geral é analisar o discurso a respeito da empresa Petrobras, manifestado no texto jornalístico, que possibilita construir cenografias das quais emergem evidências do ethos empresarial no discursivo corporativo. O marco teórico pautou-se em algumas categorias teóricas como: cultura (HALL, 2006; CANCLINI, 1998, 2004, 2010); cultura organizacional (SCHEIN, 2009; MORGAN, 1996) e mundialização (ORTIZ, 1997, 2007), na interface com pressupostos da análise do discurso da escola francesa (MAINGUENEAU 1997, 2002, 2008a, 2008b, 2008c, 2010, 2011). Os resultados apontam que o ethos discursivo corporativo é validado em cenografias que contribuem para a caracterização da imagem de pujança corporativa da empresa Petrobras.

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Biografia do Autor

Andre Luciano Viana, UNIVERSIDADE FEEVALE

Mestrando em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale; Especialista em Gestão Cultural e Bacharel em Administração de Empresas; Professor; E-mail: andreviana@feevale.br .

Ernani Cesar de Freitas, UNIVERSIDADE FEEVALE

Professor Doutor em Letras pela PUCRS, com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL). E-mail: ernanic@feevale.br

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Publicado

11-12-2014

Como Citar

Viana, A. L., & Freitas, E. C. de. (2014). Cenografia e ethos discursivo na “empresa dos sonhos dos executivos": imagem corporativa e cultura organizacional. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 13(26). https://doi.org/10.5902/217549777100

Edição

Seção

Artigos Livres