A teoria do reconhecimento no documentário ônibus 174

Auteurs-es

  • Lorena Cruz Esteves Universidade Federal do Pará
  • Luciana Miranda Costa Universidade Federal do Pará
  • Monique Feio Igreja Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497717856

Mots-clés :

Documentário, Ônibus 174, Mídia

Résumé

Este artigo propõe uma análise do documentário brasileiro Ônibus 174, dirigido por José Padilha, com base na Teoria do Reconhecimento do filósofo alemão Axel Honneth. O objetivo é fazer uma correlação entre os três âmbitos do reconhecimento: amor, direito e solidariedade, tidos como essenciais para garantir a realização plena do indivíduo em sociedade, com elementos da trajetória de vida de Sandro do Nascimento, o sequestrador do ônibus. Da mesma maneira, com base na observação do documentário, pretende-se refletir sobre como, conscientemente, Sandro utilizou a mídia como espaço de reconhecimento e de que forma o reconhecimento pode ser identificado também na decisão de José Padilha na escolha do gênero.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lorena Cruz Esteves, Universidade Federal do Pará

Especialista em Língua Portuguesa (UFPA) e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM-UFPA)

Luciana Miranda Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará. Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA)

Monique Feio Igreja, Universidade Federal do Pará

Especialista em Comunicação Corporativa (Esamaz) e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM-UFPA). Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará

Téléchargements

Publié-e

2016-07-16

Comment citer

Esteves, L. C., Costa, L. M., & Igreja, M. F. (2016). A teoria do reconhecimento no documentário ônibus 174. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 15(29). https://doi.org/10.5902/2175497717856

Numéro

Rubrique

Artigos Livres