A comunicação da ciência como atividade para as Relações Públicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497772280

Palabras clave:

Ciência; Diálogo; Relações Públicas; Públicos.

Resumen

La ciencia ha atravesando una serie de tensiones, incluida una escalada anticientífica. Este escenario exige repensar la relación que se establece con el público no académico (mercado, ciudadanos comunes, organismos gubernamentales y otros segmentos). La ciencia se entiende como un sistema conectado a otros subsistemas sociales y, por tanto, interdependiente y con impactos recíprocos. Ante ello, se propone a través del ensayo un debate sobre los aportes de las Relaciones Públicas a los proyectos y organizaciones de investigación, teniendo como trasfondo la necesidad de acercamiento e interacción entre las ciencias y sus diferentes públicos. La revisión de la literatura muestra que las Relaciones Públicas tienen el papel de mediar y fortalecer los vínculos entre las organizaciones y sus audiencias y, de esa manera, pueden ayudar en las prácticas cotidianas de comunicación de la ciencia

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Biografía del autor/a

Roberta Basile, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Comunicação, Cultura e Cidadania - linha Mídia e Informação (FIC/UFG). Especialista em Comunicação e Marketing (FARA/2008). Graduada em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas (UFG/2004). Atuou como chefe de cerimonial no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO/ 2005 a 2010) e como professora de Relações Públicas na Faculdade Sul Americana (2010). É servidora técnico-administrativa da Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Possui experiência em organização de eventos, cerimonial público, comunicação interna, clipping de notícias, auditoria de imagem na mídia e monitoramento de redes sociais. Elaborou os manuais de Cerimonial e Eventos da UFG e também de Redes Sociais da instituição. Membro regular da Comissão de Avaliação dos Prêmios Consuni/UFG (2014 a 2018 e também 2020). Integrou os projetos de extensão Jornal UFG (2013), Dia C da Ciência (2017) e projeto de pesquisa Programa de Pesquisa e Diagnóstico da Comunicação Institucional da UFG/Secom (2014 e 2015). Colaborou com a implantação da Reitoria Digital UFG/Projeto de Pesquisa Atuação Institucional em Redes Sociais na Internet (2019-2020). Dedica-se, no momento, ao Projeto Visibilidade UFG, voltado ao relacionamento com a mídia e popularização da produção científica da universidade.

Suely Henrique de Aquino Gomes, UFG

Professora titular da Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999); mestrado em Automação de Biblioteca - University College London (1991) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1987), Professora do quadro permanente do Mestrado em Comunicação, Cidadania e Cultura (PPGCOM/FIC), atuando na linha de pesquisa Midia e cultura. As pesquisas nos seguintes temas: comunicação científica; ciência e gênero; ciência inclusiva; corpo, ciência e subjetividade; cibercultura, competência informacional; informação e competitividade.

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Publicado

2023-01-24

Cómo citar

Basile, R., & Gomes, S. H. de A. (2023). A comunicação da ciência como atividade para as Relações Públicas. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(47). https://doi.org/10.5902/2175497772280

Número

Sección

Dossiê - Comunicação e Ciência: divulgação científica profissional, estratégias, relação comunicação científica e sociedade