Configuração de performance no Instagram stories com selfies: análise de usos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497765927

Palabras clave:

Selfie. Instagram Stories. Performance.

Resumen

O objetivo deste artigo é identificar como se configura a performance no Instagram Stories por meio de selfies. Esta pesquisa se justifica pela grande popularidade que o Instagram tem, pela centralização de cinco grandes empresas do meio de site de redes sociais e pela grande performatização que acontece dentro das plataformas. Para tanto, o referencial bibliográfico conceitua Performance, Plataforma, Instagram, Instagram Stories e Selfie. Como instrumento de pesquisa, optou-se pela aplicação de questionários dentro da plataforma do Instagram junto a usuários considerados heavy-users de selfies. O questionário foi respondido por 47 usuários heavy-users de selfies na referida plataforma. Entre os resultados encontrados, destaca-se o tema da felicidade como instrumento de performatização via selfies e a preocupação constante dos usuários com o engajamento.

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Biografía del autor/a

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Professora e Pesquisadora na Universidade Feevale nos seguintes cursos: Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, Mestrado Profissional em Indústria Criativa. Coordendora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig). Bolsista de Produtividade CNPq (Nível 2).

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Publicado

2023-06-09

Cómo citar

Montardo, S. P., & Alves, M. (2023). Configuração de performance no Instagram stories com selfies: análise de usos. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 22(48). https://doi.org/10.5902/2175497765927

Número

Sección

Comunicação e Indústria Criativa