A narrativa cinematográfica: o imbricamento de som e imagem na produção de sentido em “O Céu de Suely”

Autores/as

  • Alisson Gutemberg Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bertrand Lira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497721771

Palabras clave:

Cinematographic narrative. Motion Picture. Soundtrack.

Resumen

O cinema, como meio de expressão, constitui-se como propagador de uma carga simbólica significativa. E, por isso, configura-se como um dos principais agentes no processo de construção das representações sociais que perpetuam-se dentro dos imaginários coletivos. Para tanto, a narrativa cinematográfica apresenta, em sua estruturação - de acordo com Gaudreault; Jost (2009) -, elementos do domínio do não verbal (a imagem, a música e os ruídos) e do verbal (diálogos e menções escritas). Nos interessa aqui observar como a música se organiza no filme O Céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006). E, a partir disso, analisar a maneira como ela atua no contexto da narrativa fílmica, isto é, na produção de sentido dentro do universo diegético.

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Biografía del autor/a

Alisson Gutemberg, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande Norte (PPGCS / UFRN)

Bertrand Lira, Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC / UFPB)

Publicado

2016-12-17

Cómo citar

Gutemberg, A., & Lira, B. (2016). A narrativa cinematográfica: o imbricamento de som e imagem na produção de sentido em “O Céu de Suely”. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 15(30). https://doi.org/10.5902/2175497721771

Número

Sección

Artigos Livres