A narrativa cinematográfica: o imbricamento de som e imagem na produção de sentido em “O Céu de Suely”

Autores

  • Alisson Gutemberg Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bertrand Lira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497721771

Palavras-chave:

Cinematographic narrative. Motion Picture. Soundtrack.

Resumo

O cinema, como meio de expressão, constitui-se como propagador de uma carga simbólica significativa. E, por isso, configura-se como um dos principais agentes no processo de construção das representações sociais que perpetuam-se dentro dos imaginários coletivos. Para tanto, a narrativa cinematográfica apresenta, em sua estruturação - de acordo com Gaudreault; Jost (2009) -, elementos do domínio do não verbal (a imagem, a música e os ruídos) e do verbal (diálogos e menções escritas). Nos interessa aqui observar como a música se organiza no filme O Céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006). E, a partir disso, analisar a maneira como ela atua no contexto da narrativa fílmica, isto é, na produção de sentido dentro do universo diegético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Gutemberg, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande Norte (PPGCS / UFRN)

Bertrand Lira, Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC / UFPB)

Downloads

Publicado

17-12-2016

Como Citar

Gutemberg, A., & Lira, B. (2016). A narrativa cinematográfica: o imbricamento de som e imagem na produção de sentido em “O Céu de Suely”. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 15(30). https://doi.org/10.5902/2175497721771

Edição

Seção

Artigos Livres