The narrative of the image and the didactic of frontality: the MathLibras example

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497774936

Keywords:

Frontality, Deaf Education, Mathematics Teaching

Abstract

This work aims to problematize the concept of frontality in audiovisual products for teaching Mathematics, as well as its main implications, in the Education of the Deaf. From a critical analytical perspective, the text proposes a study of audiovisual products and the use of their premises for inclusive teaching, the importance of frontality and the search for visual contact between the actor and the viewer of the videos. The text, based mainly on the experience of the X project, at the Federal University X, works with the production of didactic content in the discipline of Mathematics for deaf students. The frontality of the characters stand out as results, which help to reinforce the actor's connection with the audience, and add a playful layer to the audiovisual material, a component of support to the image's didactic narrative.

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Author Biographies

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Matemática e Linguagem, em Educação – ênfase na Educação de Surdos e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, ambas pela UFPel, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutora em Educação pela UFPel. Atualmente é Professora Associada da UFPel, em Pelotas/RS. Foi Vice-Diretora do Instituto de Física e Matemática (gestão 2018-2022), Coordenadora (gestão 2020-2022) e Coordenadora Adjunta (gestão 2018-2020) do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEMAT, e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (gestão 2014-2017). Trabalha nos cursos de Licenciatura em Matemática Diurno, Noturno e à Distância. Integrante do Grupo de Pesquisa “GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais”. Coordenadora da Pesquisa MathLibras. 

Adryan Chaves Copello, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmico do Curso de Cinema e Audiovisual. 

Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Educação Especial com habilitação em Deficientes da Áudiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialização em Formação de Professores em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior na University College London - DCAL, com bolsa CAPES (2015) investigando Objetos de Aprendizagem no ensino de Línguas de Sinais. Realizou estágio Pós-Doutoral no Montgomery County Comunity College em Ambler, Pensilvânia, com bolsa CAPES (2007) investigando o Shared Reading Project da Universidade Gallaudet em Washington. Atualmente é Professora Associada da UFPel, em Pelotas/RS, na Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação. É docente efetiva do Programa de Pós Graduação em Letras da UFPel. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos / GIPES.

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Published

2024-10-01

How to Cite

Grutzmann, T. P., Copello, A. C., & Lebedeff, T. B. (2024). The narrative of the image and the didactic of frontality: the MathLibras example. Animus.Inter-American Journal of Media Communication, 23(51), e023003. https://doi.org/10.5902/2175497774936