A narrativa da imagem e a didática da frontalidade: o exemplo do MathLibras

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497774936

Parole chiave:

Frontalidade, Educação de Surdos, Ensino de Matemática

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo problematizar o conceito de frontalidade em produtos audiovisuais de ensino de Matemática, assim como suas principais implicações, na Educação de Surdos. A partir de um caráter crítico analítico, o texto propõe um estudo de produtos audiovisuais e a utilização de suas premissas para o ensino inclusivo, a importância da frontalidade e da busca pelo contato visual entre o ator e o espectador dos vídeos. O texto, baseando-se, principalmente, na experiência do projeto X, da Universidade Federal X, trabalha com a produção de conteúdos didáticos da disciplina de Matemática para alunos surdos. Destacam-se como resultados a frontalidade dos personagens, que ajudam a reforçar a conexão do ator com o público, e acrescentam uma camada lúdica no material audiovisual, um componente de apoio à narrativa didática da imagem.

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Biografie autore

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Matemática e Linguagem, em Educação – ênfase na Educação de Surdos e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, ambas pela UFPel, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutora em Educação pela UFPel. Atualmente é Professora Associada da UFPel, em Pelotas/RS. Foi Vice-Diretora do Instituto de Física e Matemática (gestão 2018-2022), Coordenadora (gestão 2020-2022) e Coordenadora Adjunta (gestão 2018-2020) do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEMAT, e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (gestão 2014-2017). Trabalha nos cursos de Licenciatura em Matemática Diurno, Noturno e à Distância. Integrante do Grupo de Pesquisa “GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais”. Coordenadora da Pesquisa MathLibras. 

Adryan Chaves Copello, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmico do Curso de Cinema e Audiovisual. 

Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Educação Especial com habilitação em Deficientes da Áudiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialização em Formação de Professores em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Estágio Pós-Doutoral Sênior na University College London - DCAL, com bolsa CAPES (2015) investigando Objetos de Aprendizagem no ensino de Línguas de Sinais. Realizou estágio Pós-Doutoral no Montgomery County Comunity College em Ambler, Pensilvânia, com bolsa CAPES (2007) investigando o Shared Reading Project da Universidade Gallaudet em Washington. Atualmente é Professora Associada da UFPel, em Pelotas/RS, na Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação. É docente efetiva do Programa de Pós Graduação em Letras da UFPel. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos / GIPES.

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Pubblicato

2024-10-01

Come citare

Grutzmann, T. P., Copello, A. C., & Lebedeff, T. B. (2024). A narrativa da imagem e a didática da frontalidade: o exemplo do MathLibras. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 23(51), e023003. https://doi.org/10.5902/2175497774936

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres