Esta é uma versão desatualizada publicada em 31-03-2022. Leia a versão mais recente.

O VALOR INESTIMÁVEL DAS REVISTAS, QUE AINDA NEM SÃO OS FÓSSEIS DO JORNALISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497765772

Palavras-chave:

Jornalismo de revista, Ensino de jornalismo, Jornalismo impresso.

Resumo

O texto ensaia uma reflexão sobre o ensino e a prática laboratorial do jornalismo de revista a partir de um contexto de crise no mercado editorial e migração para plataformas digitais. A argumentação se baseia em uma hermenêutica que triangula experiências docentes na área, práticas pedagógicas e editoriais e a atuação professor-leitor com a interação e o engajamento estudante-revista. O texto sugere a potencialidade da revista como um dispositivo pedagógico para o ensino e a prática do jornalismo com foco em quatro dimensões: a revista como memória, como produto, como texto e como materialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Santa Maria Dias, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com bolsa Capes/Proex. Mestre em Comunicação e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Alisson Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Comunicação e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição.

Arquivos adicionais

Publicado

31-03-2022

Versões

Como Citar

Dias, M. S. M., & Machado, A. (2022). O VALOR INESTIMÁVEL DAS REVISTAS, QUE AINDA NEM SÃO OS FÓSSEIS DO JORNALISMO. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(45). https://doi.org/10.5902/2175497765772

Edição

Seção

As muitas dimensões do Jornalismo de Revista