Metadiscursividade e autorreflexividade como estratégias autopromocionais

Autores

  • Elizabeth Bastos Duarte Universidade Federal de Santa Maria image/svg+xml

Palavras-chave:

metadiscursividade, autorreflexividade, autopromoção

Resumo

A televisão não se vexa: cada vez mais substitui o real mundo exterior do qual ela deveria dar conta, por um mundo artificial, constituído no interior do próprio meio, tornando a si própria tema e objeto de seus programas. Ascendência não é nova, mas vem-se difundindo de forma vertiginosa sob diferentes modalidades discursivas, subgêneros televisuais, e com funções estratégicas diversas. O presente trabalho propõe-se a analisar essas formas de auto convocação – das mais sutis e subterrâneas àquelas que escracham uma autorreferencialidade ostensiva – em suas diferentes modalidades, configurações e funções, tomando como referência uma amostragem de programas, constantes da grade de programação da Rede Globo de Televisão, em que essas estratégias se manifestam.

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Biografia do Autor

Elizabeth Bastos Duarte, Universidade Federal de Santa Maria

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Semiótica (USP). Pós-doutora em Televisão (Universidade de Paris 3). Pesquisadora 1C do CNPq. Vice-coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação televisual.

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Publicado

27-08-2025

Como Citar

Duarte, E. B. (2025). Metadiscursividade e autorreflexividade como estratégias autopromocionais. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 8(15). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/92440

Edição

Seção

Dossiê Publicidade, Promoção e Consumo