Metadiscursividade e autorreflexividade como estratégias autopromocionais
Schlagworte:
metadiscursividade, autorreflexividade, autopromoçãoAbstract
A televisão não se vexa: cada vez mais substitui o real mundo exterior do qual ela deveria dar conta, por um mundo artificial, constituído no interior do próprio meio, tornando a si própria tema e objeto de seus programas. Ascendência não é nova, mas vem-se difundindo de forma vertiginosa sob diferentes modalidades discursivas, subgêneros televisuais, e com funções estratégicas diversas. O presente trabalho propõe-se a analisar essas formas de auto convocação – das mais sutis e subterrâneas àquelas que escracham uma autorreferencialidade ostensiva – em suas diferentes modalidades, configurações e funções, tomando como referência uma amostragem de programas, constantes da grade de programação da Rede Globo de Televisão, em que essas estratégias se manifestam.
Downloads
Literaturhinweise
BAUDRILLARD, Jean. Tela total: mito-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997.
BEYLOT, Pierre. Quand la télévision parle d’elle même. Paris: L’Harmattan, 2000.
BOURDON, Jérôme; JOST, François (orgs.). Penser la télévision: actes du colloque de Cerisy. Paris: Nathan, 1998.
CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1987.
CASTRO, Maria Lília Dias de. Globalizações: entre a produção cultural e a autorreferencialidade. In: Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal, 2008 (eletrônico).
DICIONÁRIO DA TV GLOBO: dramaturgia e entretenimento, v.1. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.
DUARTE, Elizabeth Bastos; CASTRO, Maria Lília Dias de, orgs. Comunicação audiovisual: gêneros e formatos. Porto Alegre: Sulina, 2007. Col. Estudos sobre o audiovisual.
ECO, Umberto. La guerre du faux. Paris: Grasset, 1985.
ECO, Umberto. Viagem à irrealidade do cotidiano. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
FABBRI, Paolo. El giro semiótico. Barcelona: Gedisa, 1999.
GARDIES, René; TARANGER, Marie-Claude (orgs.). Télévision: questions de formes. Paris: L’Harmattan, 2001.
HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1975.
JOST, François. La télévision du quotidien: entre réalité et fiction. Bruxelles: De Boeck Université, 2001.
LOCHARD, Guy; BOYER, Henri. Notre ecran quotidien: une radiographie du télévisuel. Paris: L’Harmattan, 2002.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2000.
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.


