Mega-eventos e espetáculos religiosos: novas singularidades na sociedade de consumo

Autores

  • Karla Patriota Bronsztein Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Lúcia Bastos Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549779136

Palavras-chave:

Mídia, Imagem

Resumo

Oartigo propõe apresentar uma análise de dois eventos religiosos de grande repercussãona mídia impressa e eletrônica como forma de novas demandas de consumo.  Trata-se de uma reflexão que estuda ofenômeno religioso contemporâneo, no qual as práticas religiosas ganham maiorvisibilidade nos meios de comunicação de massa e são redefinidas numa sociedadede cunho espetacular, evidenciando como as identidades religiosas se mostramcada vez mais influenciadas pela mídia, reformuladas segundo as regras própriasdo espetáculo (show business) e da indústria do entretenimento.  A análise do fenômeno é feita com base naobservação da “Marcha para Jesus” em Recife-PE, festainterdenominacional e internacional de base evangélica e dos “showmissas”produzidos por representantes da Igreja Católica em Natal-RN. A pesquisadesenvolvida revela que tais eventos ao se tornarem produtos culturais,negociam suas singularidades em consonância comefeitos midiáticos e reações que provocam nos seus participantes, contribuindopara a padronização de comportamentos impostos pela atual sociedade de consumo.

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Biografia do Autor

Karla Patriota Bronsztein, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia e mestre em Comunicação pela UFPE. Professora no Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Maria Lúcia Bastos Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associada II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

11-12-2014

Como Citar

Bronsztein, K. P., & Alves, M. L. B. (2014). Mega-eventos e espetáculos religiosos: novas singularidades na sociedade de consumo. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 13(26). https://doi.org/10.5902/217549779136

Edição

Seção

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