Os pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff (PT) no Dia do Trabalhador nos anos de 2014 e 2015: memórias e silenciamentos no processo de construção de imagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497726963Palavras-chave:
Dilma Rousseff, Análise do discurso, Visibilidade midiáticaResumo
O artigo discute a relação entre capital político e visibilidade midiática a partir da análise das estratégias de comunicação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em seus pronunciamentos no Dia do Trabalhador. Foram tomados como recortes o discurso feito em 2014 em Cadeia Nacional de Rádio e Televisão (CNRT) e os pronunciamentos de 2015 postados nas redes sociais. Em função da baixa popularidade da petista neste segundo momento, a fala foi veiculada apenas na internet, evitando a superexposição na mídia massiva. Com isso, o governo pretendia evitar uma possível onda de manifestações similares às ocorridas no pronunciamento em CNRT no Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março de 2015, quando ocorreram os primeiros “panelaços”. Com base na Análise de Discurso francesa, busca-se compreender, em perspectiva comparativa, os mecanismos discursivos que emergiram nas falas da presidente nos dois momentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.