A APREENSÃO DO ACONTECIMENTO NAS CAPAS DE NEWSMAGAZINES

Autores

  • Paulo Bernardo Ferreira Vaz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vanessa Costa Trindade Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549774217

Palavras-chave:

Capas de newsmagazines, Texto, Acontecimento

Resumo

A cada semana, Veja, IstoÉ, Carta Capital e Época dispõem elementos verbais e visuais em suas capas, a partir dos quais os leitores – habituais e inabituais – vão poder construir sentidos para os temas colocados em revista. Em uma tentativa de apontar caminhos para compreender como se dá essa construção, a proposta deste trabalho é pensar as capas de newsmagazines, ilustrações inclusive, como um texto e pensar no texto como uma forma de apreensão do acontecimento. Dentre os temas destacados nas capas das quatro revistas, recortamos um acontecimento específico – o das eleições presidenciais brasileiras de 2010 – dada a importância fundamental dos acontecimentos para a mídia em geral, e para as newsmagazines, em especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Bernardo Ferreira Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG; pesquisador associado do CNPq; participante do GRIS- Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da UFMG.

Vanessa Costa Trindade, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, bolsista da CAPES; pesquisadora do GRIS.

Downloads

Publicado

08-12-2011

Como Citar

Vaz, P. B. F., & Trindade, V. C. (2011). A APREENSÃO DO ACONTECIMENTO NAS CAPAS DE NEWSMAGAZINES. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 10(20). https://doi.org/10.5902/217549774217

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mídia e Consumo