COMER COM OS OLHOS: O CANAL TASTY COMO EXEMPLO DE FOOD PORN

Autores

  • Arthur Oliveira UFPR
  • Hertz Wendel de Camargo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497741581

Palavras-chave:

Comida. Espetáculo. Imagem.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão teórica sobre alimentação e consumo imagético sob a perspectiva da teoria da sociedade do espetáculo, de Guy Debord (2003). Partindo de uma discussão sobre Indústria Cultural e da atribuição de características suprassensíveis a alimentos pela sociedade do consumo, analisamos um vídeo do canal Tasty em busca de elementos que evidenciassem como a veiculação de imagens de comida pela mídia é transformada em um verdadeiro espetáculo. Através da metodologia de análise de imagens em movimento proposta por Diana Rose (2002), entendemos que o Tasty desperta desejos gustativos espectadores, utilizando elementos visuais apelativos através da food porn, e que serão consumidos apenas virtualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Oliveira, UFPR

Formado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia; Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal Do Paraná; Bolsista Capes.

Hertz Wendel de Camargo, UFPR

Doutor em Estudos da Linguagem e professor do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

11-09-2020

Como Citar

Oliveira, A., & Wendel de Camargo, H. (2020). COMER COM OS OLHOS: O CANAL TASTY COMO EXEMPLO DE FOOD PORN. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(40). https://doi.org/10.5902/2175497741581

Edição

Seção

Artigos Livres