Mega-eventos e espetáculos religiosos: novas singularidades na sociedade de consumo
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549779136Palavras-chave:
Mídia, ImagemResumo
Oartigo propõe apresentar uma análise de dois eventos religiosos de grande repercussãona mídia impressa e eletrônica como forma de novas demandas de consumo. Trata-se de uma reflexão que estuda ofenômeno religioso contemporâneo, no qual as práticas religiosas ganham maiorvisibilidade nos meios de comunicação de massa e são redefinidas numa sociedadede cunho espetacular, evidenciando como as identidades religiosas se mostramcada vez mais influenciadas pela mídia, reformuladas segundo as regras própriasdo espetáculo (show business) e da indústria do entretenimento. A análise do fenômeno é feita com base naobservação da “Marcha para Jesus” em Recife-PE, festainterdenominacional e internacional de base evangélica e dos “showmissas”produzidos por representantes da Igreja Católica em Natal-RN. A pesquisadesenvolvida revela que tais eventos ao se tornarem produtos culturais,negociam suas singularidades em consonância comefeitos midiáticos e reações que provocam nos seus participantes, contribuindopara a padronização de comportamentos impostos pela atual sociedade de consumo.Downloads
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