EXPERIMENTAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – EXPERIMENTAÇÃO “HAICAI NO TWITTER”
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497721002Palavras-chave:
Ensino em Comunicação Social, Haicai, TwitterResumo
Ao ministrar o componente curricular de Redação e Expressão Oral I, experimento a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresento a primeira delas: “Haicai no Twitter”. O artigo se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Roland Barthes, a qual entende que quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. Na experimentação, percebe relações e diferenças entre o haicai e o Twitter. Por fim, mostra que ao se experimentar produções de haicais nessa rede social, as próprias características do haicai são acentuadas; isso porque o Twitter, como o haicai, caracteriza-se pela instantaneidade, velocidade e impessolidade.Ao ministrar o componente curricular de Redação e Expressão Oral I, experimento a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresento a primeira delas: “Haicai no Twitter”. O artigo se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Roland Barthes, a qual entende que quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. Na experimentação, percebe relações e diferenças entre o haicai e o Twitter. Por fim, mostra que ao se experimentar produções de haicais nessa rede social, as próprias características do haicai são acentuadas; isso porque o Twitter, como o haicai, caracteriza-se pela instantaneidade, velocidade e impessolidade.Downloads
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