EXPERIMENTAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – EXPERIMENTAÇÃO “HAICAI NO TWITTER”

Gabriel Sausen Feil

Resumo


Ao ministrar o componente curricular de Redação e Expressão Oral I, experimento a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresento a primeira delas: “Haicai no Twitter”. O artigo se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Roland Barthes, a qual entende que quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. Na experimentação, percebe relações e diferenças entre o haicai e o Twitter. Por fim, mostra que ao se experimentar produções de haicais nessa rede social, as próprias características do haicai são acentuadas; isso porque o Twitter, como o haicai, caracteriza-se pela instantaneidade, velocidade e impessolidade.Ao ministrar o componente curricular de Redação e Expressão Oral I, experimento a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresento a primeira delas: “Haicai no Twitter”. O artigo se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Roland Barthes, a qual entende que quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. Na experimentação, percebe relações e diferenças entre o haicai e o Twitter. Por fim, mostra que ao se experimentar produções de haicais nessa rede social, as próprias características do haicai são acentuadas; isso porque o Twitter, como o haicai, caracteriza-se pela instantaneidade, velocidade e impessolidade.

Palavras-chave


Ensino em Comunicação Social; Haicai; Twitter

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2175497721002 ';





 

Apoio

Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Comunicação

Animus recebe apoio financeiro do edital

PRÓ-REVISTAS 2017 nº 11/2017

 

ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiática

e-mail: revistaanimus@ufsm.br

Classificação Qualis-CAPES: A3

Temática classificada CNPQ: Comunicação: 6.09.00.00-8

DOI: 10.5902/21754977

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


Indexada em:

Compartilhe Revista Animus