EXPERIMENTAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – EXPERIMENTAÇÃO “HAICAI NO TWITTER”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497721002

Palavras-chave:

Ensino em Comunicação Social, Haicai, Twitter

Resumo

Ao ministrar o componente curricular de Redação e Expressão Oral I, experimento a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresento a primeira delas: “Haicai no Twitter”. O artigo se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Roland Barthes, a qual entende que quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. Na experimentação, percebe relações e diferenças entre o haicai e o Twitter. Por fim, mostra que ao se experimentar produções de haicais nessa rede social, as próprias características do haicai são acentuadas; isso porque o Twitter, como o haicai, caracteriza-se pela instantaneidade, velocidade e impessolidade.Ao ministrar o componente curricular de Redação e Expressão Oral I, experimento a proposição de diferentes metodologias de ensino, sendo que, aqui, apresento a primeira delas: “Haicai no Twitter”. O artigo se justifica por discutir um método próprio às ciências que têm o texto como protagonista; e por se inserir na discussão envolvendo a relação entre ensino e pesquisa. Concebe por método a noção expressa por Roland Barthes, a qual entende que quando a pesquisa lida com textos, o resultado não é apresentado por um texto, mas se constitui no próprio. Na experimentação, percebe relações e diferenças entre o haicai e o Twitter. Por fim, mostra que ao se experimentar produções de haicais nessa rede social, as próprias características do haicai são acentuadas; isso porque o Twitter, como o haicai, caracteriza-se pela instantaneidade, velocidade e impessolidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Sausen Feil, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professor do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Borja, RS; membro do Grupo de Pesquisa DIF e líder do t3xto.

Downloads

Publicado

27-12-2018

Como Citar

Feil, G. S. (2018). EXPERIMENTAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – EXPERIMENTAÇÃO “HAICAI NO TWITTER”. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(35). https://doi.org/10.5902/2175497721002

Edição

Seção

Artigos Livres