PRÁTICAS DE ENSINO DE LITERATURA: DA UNIVERSIDADE PARA A SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849224266

Palavras-chave:

Ensino, Literatura, Multiletramento

Resumo

Resultado das discussões realizadas em uma disciplina do curso de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Maria, este artigo descreve as atividades desenvolvidas nessa disciplina, discutindo como atrelar clássicos a produções contemporâneas, através da utilização de multiletramentos. Os referenciais teóricos utilizados foram: Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), para o ensino de diferentes produções culturais; Braga e Silvestre (2002), para leitura; Rojo (2011), Kress (1998), Gomes (2011), Coscarelli (2012), para multimodalidade; e Unsworth (2001), para multiletramento. As atividades descritas nos planos de aula atrelam, respectivamente: o conto A cartomante, de Machado de Assis, com O Cartomante, do canal Porta dos Fundos; o poema Amor e medo, de Casimiro de Abreu, com a saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer; o conto Contrabandista, de João Simões Lopes Neto, com a música Fronteira (D.U.C.A.), da banda O Rappa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordana Cassel Steindorff, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração: Estudos Literários, linha de pesquisa: "Literatura, comparatismo e crítica social", pela Universidade Federal de Santa Maria.

 

Paola Tassinari Groos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Licenciatura - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Atualmente, é mestranda em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Linguagem e Interação, pelo Programa de Pós-graduação em Letras, na UFSM.

Eni Paiva Celidonio, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Curso de Letras pelo Centro Universitário Franciscano (1989), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Comparada, Narratologia, Gênero, Ideologia, Literatura Infantil e Infanto-Juvenil.

Referências

ABAURRE, M. L. M.; ABAURRE, M. B. M.; PONTARA, M. Português: contexto,

interlocução e sentido. São Paulo: Contexto, 2013.

BANCO DE DADOS FOLHA. LOPES NETO, João Simões. Contrabandista. Disponível

em: <http://almanaque.folha.uol.com.br/contolopesneto.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.

BLOCOS ONLINE. Amor e medo, de Casimiro de Abreu. Disponível em: <

http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pndp/pndp010728.htm>. Acesso em: 28

ago. 2017.

BRAGA, M. R.; SILVESTRE, M. F. B. Construindo o leitor competente: atividade de

leitura interativa para a sala de aula. São Paulo: Peirópolis, 2002.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da

Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

O CARTOMANTE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hvkHyZqT20E>.

Acesso em: 21 mai. 2015.

BIBLIO MANIA BRASIL. Disponível em:

<http://bibliomaniabrasil.blogspot.com.br/2014/03/livros-para-baixar.html>. Acesso em: 04

mai. 2015.

CEREJA, W. R.; MAGALÃES, T. C. Português: linguagens, 2. São Paulo: Saraiva, 2013.

COSCARELLI, C. Hipertextos na teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

DOMÍNIO PÚBLICO. A cartomante, de Machado de Assis. Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000181.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2017.

GOMES, L. F. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011.

KRESS, G. Visual and verbal modes of representation in electronically mediated

communication: the potentials of new forms of text. In: SNYDER, I. Taking literacy into the

electronic era. Sydney: Allen & Unwin, 1998.

LETRAS MÚSICAS. O Rappa. Disponível em: <http://letras.mus.br/o-rappa/fronteiraduca/>. Acesso em: 18 jun. 2015.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

UNSWORTH, L. Teaching multiliteracies across the curriculum. Maidenhead, UK: Open

University Press. 2001.

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

Steindorff, J. C., Groos, P. T., & Celidonio, E. P. (2017). PRÁTICAS DE ENSINO DE LITERATURA: DA UNIVERSIDADE PARA A SALA DE AULA. Linguagens & Cidadania, 18(1). https://doi.org/10.5902/1516849224266