PRÁTICAS DE ENSINO DE LITERATURA: DA UNIVERSIDADE PARA A SALA DE AULA
DOI :
https://doi.org/10.5902/1516849224266Mots-clés :
Ensino, Literatura, MultiletramentoRésumé
Resultado das discussões realizadas em uma disciplina do curso de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Maria, este artigo descreve as atividades desenvolvidas nessa disciplina, discutindo como atrelar clássicos a produções contemporâneas, através da utilização de multiletramentos. Os referenciais teóricos utilizados foram: Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), para o ensino de diferentes produções culturais; Braga e Silvestre (2002), para leitura; Rojo (2011), Kress (1998), Gomes (2011), Coscarelli (2012), para multimodalidade; e Unsworth (2001), para multiletramento. As atividades descritas nos planos de aula atrelam, respectivamente: o conto A cartomante, de Machado de Assis, com O Cartomante, do canal Porta dos Fundos; o poema Amor e medo, de Casimiro de Abreu, com a saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer; o conto Contrabandista, de João Simões Lopes Neto, com a música Fronteira (D.U.C.A.), da banda O Rappa.
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