PRÁTICAS DE ENSINO DE LITERATURA: DA UNIVERSIDADE PARA A SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849224266Parole chiave:
Ensino, Literatura, MultiletramentoAbstract
Resultado das discussões realizadas em uma disciplina do curso de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Maria, este artigo descreve as atividades desenvolvidas nessa disciplina, discutindo como atrelar clássicos a produções contemporâneas, através da utilização de multiletramentos. Os referenciais teóricos utilizados foram: Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), para o ensino de diferentes produções culturais; Braga e Silvestre (2002), para leitura; Rojo (2011), Kress (1998), Gomes (2011), Coscarelli (2012), para multimodalidade; e Unsworth (2001), para multiletramento. As atividades descritas nos planos de aula atrelam, respectivamente: o conto A cartomante, de Machado de Assis, com O Cartomante, do canal Porta dos Fundos; o poema Amor e medo, de Casimiro de Abreu, com a saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer; o conto Contrabandista, de João Simões Lopes Neto, com a música Fronteira (D.U.C.A.), da banda O Rappa.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABAURRE, M. L. M.; ABAURRE, M. B. M.; PONTARA, M. Português: contexto,
interlocução e sentido. São Paulo: Contexto, 2013.
BANCO DE DADOS FOLHA. LOPES NETO, João Simões. Contrabandista. Disponível
em: <http://almanaque.folha.uol.com.br/contolopesneto.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
BLOCOS ONLINE. Amor e medo, de Casimiro de Abreu. Disponível em: <
http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pndp/pndp010728.htm>. Acesso em: 28
ago. 2017.
BRAGA, M. R.; SILVESTRE, M. F. B. Construindo o leitor competente: atividade de
leitura interativa para a sala de aula. São Paulo: Peirópolis, 2002.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
O CARTOMANTE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hvkHyZqT20E>.
Acesso em: 21 mai. 2015.
BIBLIO MANIA BRASIL. Disponível em:
<http://bibliomaniabrasil.blogspot.com.br/2014/03/livros-para-baixar.html>. Acesso em: 04
mai. 2015.
CEREJA, W. R.; MAGALÃES, T. C. Português: linguagens, 2. São Paulo: Saraiva, 2013.
COSCARELLI, C. Hipertextos na teoria e na prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
DOMÍNIO PÚBLICO. A cartomante, de Machado de Assis. Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000181.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2017.
GOMES, L. F. Hipertexto no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2011.
KRESS, G. Visual and verbal modes of representation in electronically mediated
communication: the potentials of new forms of text. In: SNYDER, I. Taking literacy into the
electronic era. Sydney: Allen & Unwin, 1998.
LETRAS MÚSICAS. O Rappa. Disponível em: <http://letras.mus.br/o-rappa/fronteiraduca/>. Acesso em: 18 jun. 2015.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
UNSWORTH, L. Teaching multiliteracies across the curriculum. Maidenhead, UK: Open
University Press. 2001.