Como os alunos aprendem inglês? Estratégias que os alunos acreditam auxiliá-los na aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849234571

Palavras-chave:

Crenças, Processo ensino-aprendizagem de língua inglesa, Estratégias de aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa dos sentidos subjetivos produzidos por sujeitos dentro de um contexto histórico-cultural e, a partir da subjetividade, analisar a percepção que professores e alunos têm sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. O estudo justifica-se pela necessidade de investigação sobre a percepção de crenças estabelecidas e as ações dos sujeitos frente a essas percepções, que podem contribuir para melhoria e qualidade do ensino da Língua Inglesa. O referencial teórico desta pesquisa teve como premissa a visão de percepção da Teoria Histórico-Cultural de Vigotsky e os tipos de crenças estabelecidas estudadas. A metodologia escolhida para a abordagem deste estudo foi a da Teoria da Subjetividade de González Rey, tendo como participantes alunos do ensino básico regular e do curso livre de inglês de escolas da rede pública estadual de Osasco e região. Os dados foram obtidos por meio da utilização de Entrevista, Teste Completando Frases e Folha Redação de tema específico. Através das análises das percepções de representantes de cada um dos grupos estudados, os dados foram confrontados para se obter a subjetividade de cada um perante as percepções das crenças estabelecidas e ações decorrentes dessas percepções durante o processo de ensino-aprendizagem com finalidade de contribuir com estudos posteriores sobre os processos de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristielaine Aparecida Alves de Souza, Centro Universitário Fieo, Osasco, SP

Mestre em Psicologia educacional pelo Centro Unifieo. Docente de Inglês dos cursos de graduação da área de engenharia pelo Centro Unifieo e do EBTT do IFSP SOR.

Referências

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 26, n. 2, p. 222-245, jun. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 30 ago. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 120p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf. Acesso em: mai. 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte II – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/ Secretaria de Educação l. Brasília: MEC/SEF, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf em 27/11/2016. Acesso em: maio 2016.

GONZÁLEZ REY, F. L. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. Tradução de Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

LURIA, A. R. Curso de psicologia geral, Vol. II: sensações e percepções. Tradução de P. Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. (Original publicado em 1975).

PIMENTA, S. B. B.; CALDAS, R. S. Estudo introdutório sobre desenvolvimento da percepção infantil em Vigotsky. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 7, n. 2, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/gerais/index.php/gerais/article/viewFile/410/334. Acesso em: 30 nov. 2017.

ROSSATO, M; MITJÁNS, A. A metodologia construtiva-interpretativa como expressão da Epistemologia Qualitativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade. Investigação Qualitativa em Educação. CIAIQ, volume 1. 2017. Disponível em: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/viewFile/1352/1310. Acesso em: 18 ago. 2017.

VIGOTSKY, L. S; LURIA, A. R. Estudo sobre a história do comportamento: o macaco, o homem e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Downloads

Publicado

2019-07-15

Como Citar

Souza, C. A. A. de. (2019). Como os alunos aprendem inglês? Estratégias que os alunos acreditam auxiliá-los na aprendizagem. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849234571