Leitura, interpretação e compreensão: um visão pragmática

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849223795

Parole chiave:

Leitura, Interpretação, Compreensão, Pragmática

Abstract

Este trabalho enfoca a leitura, a interpretação e a compreensão a partir de uma visão pragmática, conforme a proposta de Marcelo Dascal (2006). Tem-se por objetivo principal discutir e analisar os fatores que interferem na realização do ato leitor, favorecendo ou dificultando a interpretação/compreensão textual. Almeja-se em vista disso 1) considerar alguns aportes teóricos, que circundam o estabelecimento de parâmetros interpretativos e compreensivos e 2) discutir as contribuições da proposta pragmática de Marcelo Dascal (2006), especialmente os capítulos 3, 4 e 9 da obra referida. Inicia-se o artigo conceituando leitura, interpretação e compreensão; após, abordam-se algumas propostas teóricas referentes ao tema; depois, discutem-se as contribuições dessas propostas para o entendimento do que vem a ser e do modo como se processa a compreensão; por fim, formulam-se as considerações finais. Concluindo, tem-se a acrescentar que a presente problematização teórica justifica-se por contribuir para a expansão das reflexões sobre o tema abordado.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Carina Kilian, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestra em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul

Onici Claro Flôres, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora de Letras na Universidade de Santa Cruz do Sul

Riferimenti bibliografici

DASCAL, Marcelo. Interpretação e Compreensão. São Leopoldo: Unisinos, 2006.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Tradução de Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

DELL‟ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 2011.

KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2004.

KOCH, Ingedore Villaça.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SCRIVEN, M. The concept of comprehension: From semantics to sftware. In.: CARROLL, J. B.; FREEDLE, R. O. (eds.). Language Comprehension and the Acquisition of Knowledge. Washington, DC: Winston and Sons, 1972, 31-39.

TOMASELLO, Michael. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-09-06

Come citare

Kilian, C., & Flôres, O. C. (2016). Leitura, interpretação e compreensão: um visão pragmática. Linguagens & Cidadania, 14(1). https://doi.org/10.5902/1516849223795