Leitura, interpretação e compreensão: um visão pragmática
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849223795Keywords:
Leitura, Interpretação, Compreensão, PragmáticaAbstract
Este trabalho enfoca a leitura, a interpretação e a compreensão a partir de uma visão pragmática, conforme a proposta de Marcelo Dascal (2006). Tem-se por objetivo principal discutir e analisar os fatores que interferem na realização do ato leitor, favorecendo ou dificultando a interpretação/compreensão textual. Almeja-se em vista disso 1) considerar alguns aportes teóricos, que circundam o estabelecimento de parâmetros interpretativos e compreensivos e 2) discutir as contribuições da proposta pragmática de Marcelo Dascal (2006), especialmente os capítulos 3, 4 e 9 da obra referida. Inicia-se o artigo conceituando leitura, interpretação e compreensão; após, abordam-se algumas propostas teóricas referentes ao tema; depois, discutem-se as contribuições dessas propostas para o entendimento do que vem a ser e do modo como se processa a compreensão; por fim, formulam-se as considerações finais. Concluindo, tem-se a acrescentar que a presente problematização teórica justifica-se por contribuir para a expansão das reflexões sobre o tema abordado.Downloads
References
DASCAL, Marcelo. Interpretação e Compreensão. São Leopoldo: Unisinos, 2006.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Tradução de Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
DELL‟ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 2011.
KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SCRIVEN, M. The concept of comprehension: From semantics to sftware. In.: CARROLL, J. B.; FREEDLE, R. O. (eds.). Language Comprehension and the Acquisition of Knowledge. Washington, DC: Winston and Sons, 1972, 31-39.
TOMASELLO, Michael. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.