Escola x língua padrão, ideologia e preconceito linguístico

Autori

  • Lidiane Schlotefeldt Sobroza Universidade de Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228304

Parole chiave:

Educación, Lengua-culta, Ideología, Prejuicio lingüístico

Abstract

El presente artigo objetiva traer reflexiones acerca de la relaciones entre escuela, lengua-culta, ideología y prejuicio lingüístico. Busca mostrar como la escuela se consolida como lugar de exclusión y discriminación, principalmente en relación a las variedades lingüísticas de sus alumnos y como el uso que se hace de la gramática normativa contribuye para establecer relaciones de desigualdad. Se basa en las ideas de autores como Neves, Fiorin, Bagno, Gnerre, Orlandi, Mantoan y Santomé, en una perspectiva de pensar un modo de cambiar la educación para mejor, sentimiento de una educadora que sufre al observar en la escuela tantas relaciones de desigualdad y discriminación.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Lidiane Schlotefeldt Sobroza, Universidade de Cruz Alta

Possui graduação em Direito pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí (2013), especialização Lato Sensu em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP (2015), graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2002), especialização Lato Sensu em Linguística e Ensino da Língua e da Literatura pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz (2008). Atualmente trabalha como Analista Processual na Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Riferimenti bibliografici

BAGNO, Marcos. Dramática da Língua Portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 4 ed. São Paulo: Ática, 2005.

GNERRE, Maurício. Linguagem, escrita e poder. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar. O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática ensinar na escola? São Paulo: Contexto, 2003.

ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4 ed. Campinas, SP: Pontes, 1987.

PERINI, Mário A. Sofrendo a gramática. São Paulo: Ática, 1997.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-07-26

Come citare

Sobroza, L. S. (2017). Escola x língua padrão, ideologia e preconceito linguístico. Linguagens & Cidadania, 9(1). https://doi.org/10.5902/1516849228304