O livro didático: um instrumento mediador da motivação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228041

Parole chiave:

Sociointeracionismo, Teoría de la Actividad, Libro Didáctico, Instrumento Mediador, Motivación

Abstract

Este artículo pretende plantear algunas reflexiones acerca del libro didáctico como un instrumento mediador de la motivación en el proceso de enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera. Por lo tanto, es necesario considerar al alumno como un individuo perteneciente a un grupo social en constante interacción y desde esta perspectiva, la teoría de la actividad busca comprender la unidad de la conciencia y la actividad realizada de manera individual en un contexto social e histórico. De este modo, el libro didáctico visto como una herramienta de mediación que se utiliza para un propósito específico puede despertar la motivación del estudiante y ayudarle en el proceso de enseñanza / aprendizaje.

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Biografia autore

Caroline Mitidieri Selvero, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2007) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (2005). É especialista em Gestão Educacional pela UFSM (2010). É mestre em Estudos Linguísticos pela UFSM (2013). É especialista em TICs pela UFSM (2014). É doutoranda em Educação UFSM (2016). Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Espanhol Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Estrangeira, EAD, formação do professor, interação professor/aluno, língua estrangeira, motivação, educação, relações interpessoais, mundo do trabalho e reflexões. É professora formadora no curso de Licenciatura Letras Espanhol - Literaturas pela UAB. É orientadora educacional do Senac Santa Maria na área de Gestão e Espanhol Língua Estrangeira e professora de Língua Espanhola e Linguística de magistério superior substituto da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo/RS.

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Pubblicato

2017-07-08

Come citare

Selvero, C. M. (2017). O livro didático: um instrumento mediador da motivação. Linguagens & Cidadania, 13(1). https://doi.org/10.5902/1516849228041

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