Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de LIBRAS a partir da experiência docente e discente no curso de licenciatura

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849234564

Mots-clés :

Cultura Surda, LIBRAS, Relato de experiência

Résumé

Este artigo busca refletir sobre o ensino e aprendizagem da LIBRAS no curso superior a partir das experiências de uma professora universitária e aluna da licenciatura. Parte-se de uma reflexão sobre a cultura surda relacionada às conquistas legais e aos teóricos que vêm trabalhando sobre a temática, como Perlin (2004), Strobel (2008), Gesser (2009), entre outros. De acordo com o artigo 3º do Decreto 5.626/2005, a LIBRAS passou a ser disciplina curricular obrigatória na formação dos professores. No entanto, percebe-se que em um semestre não há tempo suficiente para adquirir proficiência no idioma e preparar professores para alfabetizar pessoas surdas. O artigo conclui que, para garantir o direito à diversidade e a inclusão de pessoas surdas em classes orais, é necessário o comprometimento de todos - Estado, instituições educacionais, professores e sociedade em geral - para com a luta, respeito e educação da comunidade surda.

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Bibliographies de l'auteur

Andrea Maraschin Bruscato, Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, RS

Doutora em Educação (PPGEdu/UFRGS, 2017); Mestre em Educação (PPGEdu/UFRGS, 2008), ambas na linha de pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais. É Professora horista do UniRitter, nos cursos de graduação (letras e pedagogia) e pós-graduação lato sensu. Diretora da Escola Interagir (POA/RS).

Amanda Maraschin Bruscato, Universidade do Algarve, Faro

Doutoranda em Ciências da Linguagem na Universidade do Algarve, especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Dom Bosco (2019) e Licenciada com Láurea Acadêmica em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018).

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Publiée

2019-07-15

Comment citer

Bruscato, A. M., & Bruscato, A. M. (2019). Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de LIBRAS a partir da experiência docente e discente no curso de licenciatura. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849234564