Análise de oportunidades de desenvolvimento de consciência de abertura de vogais orais do português brasileiro em cinco manuais de português língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849234538

Palavras-chave:

Consciência Fonológica em Português Língua Adicional/ Estrangeira (PLA/PLE), Vogais médias-baixas do português brasileiro, Análise de materiais didáticos

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar as oportunidades de desenvolvimento de consciência fonológica das vogais médias-baixas do português /ε/ e /ͻ/ em cinco materiais didáticos voltados ao ensino do português brasileiro para aprendizes estrangeiros. Para a realização desta pesquisa, foram consultados os seguintes materiais didáticos: Brasil Intercultural 1 e 2; Brasil Intercultural 3 e 4; Novo Avenida Brasil 1; Diálogo Brasil - Curso Intensivo de Português para Estrangeiros e Passagens - Português do Brasil para estrangeiros. Buscamos avaliar, nos materiais analisados, as oportunidades de desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica, como reconhecimento e manipulação (ALVES, 2012). Para a análise das vogais, recorremos aos pressupostos teóricos da Fonologia Autossegmental (CLEMENTS; HUME, 1995). Ao analisar os materiais didáticos, verificamos que os exercícios propostos nos cinco livros selecionados são, basicamente, de discriminação auditiva, de classificação e de pronúncia em repetição e que não oportunizam o desenvolvimento de consciência de abertura das vogais orais do português brasileiro, uma vez que não estimulam a percepção de regularidades do sistema fonológico e a manipulação de seus constituintes. Propomos, após a análise, atividades para o nível A1.

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Biografia do Autor

Daiane dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Possui Graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atuou como bolsista no PIBID/Espanhol- (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência),sob orientação da professora María Josefina Israel Semino de López. Tem experiência na área de Letras

Luciana Pilatti Telles, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Luciana Pilatti Telles é licenciada em Letras - Português e Italiano e respectivas literaturas - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nessa mesma universidade, cursou Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem - Teoria e Análise Linguística. Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Italiana e Linguística. Atuou como professora substituta de Linguística (de 2003 a 2005) e de Língua Portuguesa (de 2012 a 2013), junto à UFRGS, e como professora de Linguística e de Fonética e Fonologia junto à FACCAT. Foi professora de italiano dos cursos de Extensão da FACCAT e do Nele- UFRGS e dos cursos de língua e cultura italiana da ACIRS, instituição na qual também foi membro da Comissão Permanente de Ensino. Atuou também na Educação Fundamental, junto a escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, como professora de italiano. É Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atua como docente de Linguística e Língua Portuguesa e, de agosto de 2014 a dezembro de 2016, atuou como coordenadora dos cursos de Letras - Português e Línguas Estrangeiras. Também na FURG, desde 2015, coordena a oferta de cursos de português como língua estrangeira e é representante, na FURG, do Português Língua Estrangeira no Programa Idiomas sem Fronteiras

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

Ferreira, D. dos S., & Telles, L. P. (2019). Análise de oportunidades de desenvolvimento de consciência de abertura de vogais orais do português brasileiro em cinco manuais de português língua estrangeira. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849234538

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