Análise de oportunidades de desenvolvimento de consciência de abertura de vogais orais do português brasileiro em cinco manuais de português língua estrangeira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849234538

Keywords:

Phonological Awareness in Brazilian Portuguese as Foreign Language, Low-mid vowels in Brazilian Portuguese, Textbooks analysis

Abstract

This paper investigates opportunities for phonological awareness development in BrazilianPortuguese low-mid vowels /ε/ and /ͻ/ addressed in four textbooks used for the teaching of the language to foreign students. Four book series provided guidance for this research: Brasil Intercultural 1 e 2; Brasil Intercultural 3 e 4; Avenida Brasil 1; Diálogo Brasil e Passagens - Português do Brasil para estrangeiros. In the teaching textbooks, we sought to analyze the opportunities for the development of phonological awareness abilities as recognition, and sound recognition and manipulation (ALVES, 2012). In order to analyze the vowels, we searched for the theoretical background in Autosegmental Phonology (CLEMENTS; HUME, 1995). Our analysis of the teaching textbooks revealed that the listening, associating classifying and repeating activities proposed by Brasil Intercultural 1 e 2; Brasil Intercultural 3 e 4; Avenida Brasil 1; Diálogo Brasil e Passagens- Português do Brasil para estrangeiros do not allow the awareness development concerning the opening of oralvowels in Brazilian Portuguese, since they do not stimulate the perception of regularities in the phonological system and the sound recognition and manipulation of its components. Besides the analysis, we propose activities for A1 level.

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Author Biographies

Daiane dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Possui Graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atuou como bolsista no PIBID/Espanhol- (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência),sob orientação da professora María Josefina Israel Semino de López. Tem experiência na área de Letras

Luciana Pilatti Telles, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Luciana Pilatti Telles é licenciada em Letras - Português e Italiano e respectivas literaturas - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nessa mesma universidade, cursou Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem - Teoria e Análise Linguística. Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Italiana e Linguística. Atuou como professora substituta de Linguística (de 2003 a 2005) e de Língua Portuguesa (de 2012 a 2013), junto à UFRGS, e como professora de Linguística e de Fonética e Fonologia junto à FACCAT. Foi professora de italiano dos cursos de Extensão da FACCAT e do Nele- UFRGS e dos cursos de língua e cultura italiana da ACIRS, instituição na qual também foi membro da Comissão Permanente de Ensino. Atuou também na Educação Fundamental, junto a escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, como professora de italiano. É Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atua como docente de Linguística e Língua Portuguesa e, de agosto de 2014 a dezembro de 2016, atuou como coordenadora dos cursos de Letras - Português e Línguas Estrangeiras. Também na FURG, desde 2015, coordena a oferta de cursos de português como língua estrangeira e é representante, na FURG, do Português Língua Estrangeira no Programa Idiomas sem Fronteiras

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Published

2019-07-15

How to Cite

Ferreira, D. dos S., & Telles, L. P. (2019). Análise de oportunidades de desenvolvimento de consciência de abertura de vogais orais do português brasileiro em cinco manuais de português língua estrangeira. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849234538

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