O ENSINO DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Auteurs

  • Cíntia Maria Basso Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849231502

Mots-clés :

Gramática, Aquisição da linguagem

Résumé

O ENSINO DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cíntia Maria Basso, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002). Especialista em educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1995). Especialista em psicopedagogia-clínica e institucional, pela UNIGUAÇU (2004). Graduada em Pedagogia, licenciatura plena, pela UNIJUÍ (1992). 

Références

BEHARES, Luis E. Aquisição da linguagem e a questão do ensino. SEMINÁRIO

INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO & EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Anais: II

Seminário Internacional de Alfabetização & Educação Científica. Ijuí: Ed. da

UNIJUÍ, 1994. p.5-19.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997. V.1.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. V.2.

ELLIS, Rod. SLA research and language teaching. Oxford, Oxford University

Press, 1997. Capítulos 1 a 6.

SMOLKA, Ana Luísa & GÓES, Maria Cecília (Orgs.). A linguagem e o outro no

espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 4.ed.

Campinas, SP : Papirus, 1995.

OLIVEIRA, Marta Kohl. O pensamento e a linguagem na perspectiva sóciohistórica. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO & EDUCAÇÃO

CIENTÍFICA. Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização & Educação

O ENSINO DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE

http://coral.ufsm.br/lec/01_01/CintiaLC5.htm[11/03/2018 16:57:32]

Científica. Ijuí : UNIJUÍ, 1993. p. 19-33.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do

discurso. 4.ed. Campinas: Pontes, 1996.

RICHTER, Marcos Gustavo. Aquisição da linguagem e ensino. Santa Maria:

UFSM, 2000. Não paginado. Digitado.

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino do Português e interatividade. Santa

Maria: Ed. da UFSM, 2000.

RICHTER, Marcos Gustavo. Focalizando a gramática na pedagogia de projeto.

BEVILAQUA, Ceres et al. Leitura e produção de textos. Santa Maria: Ed. da

UFSM, 1999. p.81-87.

RICHTER, Marcos Gustavo. Pedagogia de projeto no ensino do português.

Santa Maria: UFSM. Não paginado. Digitado.

SILVA, Josenia Vieira da. A aquisição da linguagem e o ensino da língua

materna. Revista Internacional de Língua Portuguesa, n.11, p.56-60, 1994.

SMOLKA, Ana Luiza B. et. alii. Leitura e desenvolvimento da

linguagem. Porto Alegre : Mercado Aberto, 1989.

WELLS, Gordon. Language, literacy and education. In: WELLS, Gordon et. alii.

Learning through interactive: the study of language development. C.U.P., 1989.

Téléchargements

Publiée

2018-03-11

Comment citer

Basso, C. M. (2018). O ENSINO DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. Linguagens & Cidadania, 3(1). https://doi.org/10.5902/1516849231502