O ENSINO DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Autor/innen

  • Cíntia Maria Basso Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849231502

Schlagworte:

Gramática, Aquisição da linguagem

Abstract

O ENSINO DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Cíntia Maria Basso, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002). Especialista em educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1995). Especialista em psicopedagogia-clínica e institucional, pela UNIGUAÇU (2004). Graduada em Pedagogia, licenciatura plena, pela UNIJUÍ (1992). 

Literaturhinweise

BEHARES, Luis E. Aquisição da linguagem e a questão do ensino. SEMINÁRIO

INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO & EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Anais: II

Seminário Internacional de Alfabetização & Educação Científica. Ijuí: Ed. da

UNIJUÍ, 1994. p.5-19.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997. V.1.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. V.2.

ELLIS, Rod. SLA research and language teaching. Oxford, Oxford University

Press, 1997. Capítulos 1 a 6.

SMOLKA, Ana Luísa & GÓES, Maria Cecília (Orgs.). A linguagem e o outro no

espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 4.ed.

Campinas, SP : Papirus, 1995.

OLIVEIRA, Marta Kohl. O pensamento e a linguagem na perspectiva sóciohistórica. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO & EDUCAÇÃO

CIENTÍFICA. Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização & Educação

O ENSINO DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE

http://coral.ufsm.br/lec/01_01/CintiaLC5.htm[11/03/2018 16:57:32]

Científica. Ijuí : UNIJUÍ, 1993. p. 19-33.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do

discurso. 4.ed. Campinas: Pontes, 1996.

RICHTER, Marcos Gustavo. Aquisição da linguagem e ensino. Santa Maria:

UFSM, 2000. Não paginado. Digitado.

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino do Português e interatividade. Santa

Maria: Ed. da UFSM, 2000.

RICHTER, Marcos Gustavo. Focalizando a gramática na pedagogia de projeto.

BEVILAQUA, Ceres et al. Leitura e produção de textos. Santa Maria: Ed. da

UFSM, 1999. p.81-87.

RICHTER, Marcos Gustavo. Pedagogia de projeto no ensino do português.

Santa Maria: UFSM. Não paginado. Digitado.

SILVA, Josenia Vieira da. A aquisição da linguagem e o ensino da língua

materna. Revista Internacional de Língua Portuguesa, n.11, p.56-60, 1994.

SMOLKA, Ana Luiza B. et. alii. Leitura e desenvolvimento da

linguagem. Porto Alegre : Mercado Aberto, 1989.

WELLS, Gordon. Language, literacy and education. In: WELLS, Gordon et. alii.

Learning through interactive: the study of language development. C.U.P., 1989.

Veröffentlicht

2018-03-11

Zitationsvorschlag

Basso, C. M. (2018). O ENSINO DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. Linguagens & Cidadania, 3(1). https://doi.org/10.5902/1516849231502