ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MEDIADO POR COMPUTADORES
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849231521Palavras-chave:
Ensino, ComputadorResumo
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MEDIADO POR COMPUTADORES
Downloads
Referências
CASTORINA, JOSÉ ANTÔNIO. "O debate Piaget-Vygotsky: a busca de um
critério para sua avaliação". In: Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o
debate. São Paulo: Ática, 1988. pp.7-50
CORRÊA, MÁRCIA AMARAL. "As relações existentes entre os pressupostos
teóricos da epistemologia genética piagetiana e a utilização da produção textual
no espaço escolar". In: Ciências e Letras. Porto Alegre, N.26, pp.79-96, jul./dez.
DAVIS, CLÁUDIA. "O construtivismo de Piaget e o sócio-interacionismo de
Vygotsky". In: Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização & Educação
Científica. Ijuí: UNIJUÍ, 1993.
FARIA, ANÁLIA RODRIGUES DE. Desenvolvimento da criança e do
adolescente segundo Piaget. 4ª. ed. São Paulo : Ática, 1998. Capítulos 1 e 3.
GALVÃO, IZABEL. Henri Wallon: uma concepção dialética do
desenvolvimento infantil. 7ª.ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2000.(Educação e
conhecimento). 134 p.
LA TAILLE, YVES DE; OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. Piaget, Vygotsky,
Wallon : teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo : Summus.
ANA LUÍSA SMOLKA, MARIA CECILIA RAFAEL DE GÓES(orgs). A
linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do
conhecimento. 4.ed. Campinas :Papirus, 1995. (Coleção Magistério: formação e
trabalho pedagógico). 177p.
MOLL, LUIS C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da
psicologia sócio- histórica. Porto Alegre : Artes Médicas, 1996.
OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. "O pensamento e a linguagem na perspectiva
sócio-histórica". In: Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização &
Educação Científica. Ijuí : UNIJUÍ, 1993.
OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. Pensar a educação: contribuições de
Vygotsky. In: Piaget- Vygotsky: novas contribuições para o debate.
São Paulo:Ática, 1988. pp. 51-83.
OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. Vygotsky: aprendizado e
Piaget, Wallon e Vygotsky: algumas contribuições no ensino-aprendizagem
http://coral.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm[11/03/2018 18:12:14]
desenvolvimento, um processo sócio- histórico. Scipione. Série Pensamento
e Ação no Magistério.
PRETTO, NELSON DE LUCA. "A educação num mundo de comunicação".
In: Uma escola com/sem futuro. Campinas: Papirus, 1996. (Coleção
Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). pp. 97-120.
RICHTER, MARCOS GUSTAVO. Ensino do português e interatividade. Santa
Maria: Ed. UFSM, 2000.136 p.
SCHAFFER, MARGARETH. "O construtivismo-interacionista e as novas
intersecções". In: Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização &
Educação Científica. Ijuí : UNIJUÍ, 1993.
MARIA CECÍLIA GÓES; ANA LUIZA SMOLKA (orgs.) A significação nos
espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas:
Papirus, 1997. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
p.
SMOLKA, ANA LUIZA B. et al. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto
Alegre : Mercado Aberto, 1989. (Série Novas Perspectivas). 69p.
TAJRA, SANMYA FEITOSA. Informática na educação: novas ferramentas
pedagógicas para o professor da atualidade. 2ª.ed. São Paulo: Érica, 2000.
p.
VERÍSSIMO, MARA RÚBIA ALVES MARQUES. "O materialismo histórico e
dialético nas abordagens de Vygotsky e Wallon acerca do pensamento e da
linguagem". In: Educação e filosofia, v.10, n.19, p.129-143, jan./jun. 1996.
VYGOTSKY, LEV S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,
135 p. (Coleção Psicologia e Pedagogia).
VYGOTSKY, LEV S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos
processos psicológicos superiores. 3ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
p. (Coleção Psicologia e Pedagogia. Nova Série).