ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MEDIADO POR COMPUTADORES

Autores

  • Cíntia Maria Basso Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849231521

Palavras-chave:

Ensino, Computador

Resumo

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MEDIADO POR COMPUTADORES

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Maria Basso, Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI)

Mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002). Especialista em educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1995). Especialista em psicopedagogia-clínica e institucional, pela UNIGUAÇU (2004). Graduada em Pedagogia, licenciatura plena, pela UNIJUÍ (1992). Atuou como coordenadora do Curso Normal Superior, Licenciatura para Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Normal Superior, Licenciatura para Educação Infantil, da UNIGUAÇU/FAESI - São Miguel do Iguaçu/PR, durante o período de 2002 a 2008. 

Referências

CASTORINA, JOSÉ ANTÔNIO. "O debate Piaget-Vygotsky: a busca de um

critério para sua avaliação". In: Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o

debate. São Paulo: Ática, 1988. pp.7-50

CORRÊA, MÁRCIA AMARAL. "As relações existentes entre os pressupostos

teóricos da epistemologia genética piagetiana e a utilização da produção textual

no espaço escolar". In: Ciências e Letras. Porto Alegre, N.26, pp.79-96, jul./dez.

DAVIS, CLÁUDIA. "O construtivismo de Piaget e o sócio-interacionismo de

Vygotsky". In: Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização & Educação

Científica. Ijuí: UNIJUÍ, 1993.

FARIA, ANÁLIA RODRIGUES DE. Desenvolvimento da criança e do

adolescente segundo Piaget. 4ª. ed. São Paulo : Ática, 1998. Capítulos 1 e 3.

GALVÃO, IZABEL. Henri Wallon: uma concepção dialética do

desenvolvimento infantil. 7ª.ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2000.(Educação e

conhecimento). 134 p.

LA TAILLE, YVES DE; OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. Piaget, Vygotsky,

Wallon : teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo : Summus.

ANA LUÍSA SMOLKA, MARIA CECILIA RAFAEL DE GÓES(orgs). A

linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do

conhecimento. 4.ed. Campinas :Papirus, 1995. (Coleção Magistério: formação e

trabalho pedagógico). 177p.

MOLL, LUIS C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da

psicologia sócio- histórica. Porto Alegre : Artes Médicas, 1996.

OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. "O pensamento e a linguagem na perspectiva

sócio-histórica". In: Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização &

Educação Científica. Ijuí : UNIJUÍ, 1993.

OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. Pensar a educação: contribuições de

Vygotsky. In: Piaget- Vygotsky: novas contribuições para o debate.

São Paulo:Ática, 1988. pp. 51-83.

OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. Vygotsky: aprendizado e

Piaget, Wallon e Vygotsky: algumas contribuições no ensino-aprendizagem

http://coral.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm[11/03/2018 18:12:14]

desenvolvimento, um processo sócio- histórico. Scipione. Série Pensamento

e Ação no Magistério.

PRETTO, NELSON DE LUCA. "A educação num mundo de comunicação".

In: Uma escola com/sem futuro. Campinas: Papirus, 1996. (Coleção

Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). pp. 97-120.

RICHTER, MARCOS GUSTAVO. Ensino do português e interatividade. Santa

Maria: Ed. UFSM, 2000.136 p.

SCHAFFER, MARGARETH. "O construtivismo-interacionista e as novas

intersecções". In: Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização &

Educação Científica. Ijuí : UNIJUÍ, 1993.

MARIA CECÍLIA GÓES; ANA LUIZA SMOLKA (orgs.) A significação nos

espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas:

Papirus, 1997. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

p.

SMOLKA, ANA LUIZA B. et al. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto

Alegre : Mercado Aberto, 1989. (Série Novas Perspectivas). 69p.

TAJRA, SANMYA FEITOSA. Informática na educação: novas ferramentas

pedagógicas para o professor da atualidade. 2ª.ed. São Paulo: Érica, 2000.

p.

VERÍSSIMO, MARA RÚBIA ALVES MARQUES. "O materialismo histórico e

dialético nas abordagens de Vygotsky e Wallon acerca do pensamento e da

linguagem". In: Educação e filosofia, v.10, n.19, p.129-143, jan./jun. 1996.

VYGOTSKY, LEV S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,

135 p. (Coleção Psicologia e Pedagogia).

VYGOTSKY, LEV S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos

processos psicológicos superiores. 3ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

p. (Coleção Psicologia e Pedagogia. Nova Série).

Downloads

Publicado

2018-03-11

Como Citar

Basso, C. M. (2018). ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MEDIADO POR COMPUTADORES. Linguagens & Cidadania, 2(2). https://doi.org/10.5902/1516849231521