ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MEDIADO POR COMPUTADORES

Auteurs-es

  • Cíntia Maria Basso Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI)

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849231521

Mots-clés :

Ensino, Computador

Résumé

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MEDIADO POR COMPUTADORES

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cíntia Maria Basso, Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI)

Mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002). Especialista em educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1995). Especialista em psicopedagogia-clínica e institucional, pela UNIGUAÇU (2004). Graduada em Pedagogia, licenciatura plena, pela UNIJUÍ (1992). Atuou como coordenadora do Curso Normal Superior, Licenciatura para Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Normal Superior, Licenciatura para Educação Infantil, da UNIGUAÇU/FAESI - São Miguel do Iguaçu/PR, durante o período de 2002 a 2008. 

Références

CASTORINA, JOSÉ ANTÔNIO. "O debate Piaget-Vygotsky: a busca de um

critério para sua avaliação". In: Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o

debate. São Paulo: Ática, 1988. pp.7-50

CORRÊA, MÁRCIA AMARAL. "As relações existentes entre os pressupostos

teóricos da epistemologia genética piagetiana e a utilização da produção textual

no espaço escolar". In: Ciências e Letras. Porto Alegre, N.26, pp.79-96, jul./dez.

DAVIS, CLÁUDIA. "O construtivismo de Piaget e o sócio-interacionismo de

Vygotsky". In: Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização & Educação

Científica. Ijuí: UNIJUÍ, 1993.

FARIA, ANÁLIA RODRIGUES DE. Desenvolvimento da criança e do

adolescente segundo Piaget. 4ª. ed. São Paulo : Ática, 1998. Capítulos 1 e 3.

GALVÃO, IZABEL. Henri Wallon: uma concepção dialética do

desenvolvimento infantil. 7ª.ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2000.(Educação e

conhecimento). 134 p.

LA TAILLE, YVES DE; OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. Piaget, Vygotsky,

Wallon : teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo : Summus.

ANA LUÍSA SMOLKA, MARIA CECILIA RAFAEL DE GÓES(orgs). A

linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do

conhecimento. 4.ed. Campinas :Papirus, 1995. (Coleção Magistério: formação e

trabalho pedagógico). 177p.

MOLL, LUIS C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da

psicologia sócio- histórica. Porto Alegre : Artes Médicas, 1996.

OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. "O pensamento e a linguagem na perspectiva

sócio-histórica". In: Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização &

Educação Científica. Ijuí : UNIJUÍ, 1993.

OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. Pensar a educação: contribuições de

Vygotsky. In: Piaget- Vygotsky: novas contribuições para o debate.

São Paulo:Ática, 1988. pp. 51-83.

OLIVEIRA, MARTA KOHL DE. Vygotsky: aprendizado e

Piaget, Wallon e Vygotsky: algumas contribuições no ensino-aprendizagem

http://coral.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm[11/03/2018 18:12:14]

desenvolvimento, um processo sócio- histórico. Scipione. Série Pensamento

e Ação no Magistério.

PRETTO, NELSON DE LUCA. "A educação num mundo de comunicação".

In: Uma escola com/sem futuro. Campinas: Papirus, 1996. (Coleção

Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). pp. 97-120.

RICHTER, MARCOS GUSTAVO. Ensino do português e interatividade. Santa

Maria: Ed. UFSM, 2000.136 p.

SCHAFFER, MARGARETH. "O construtivismo-interacionista e as novas

intersecções". In: Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização &

Educação Científica. Ijuí : UNIJUÍ, 1993.

MARIA CECÍLIA GÓES; ANA LUIZA SMOLKA (orgs.) A significação nos

espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas:

Papirus, 1997. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

p.

SMOLKA, ANA LUIZA B. et al. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto

Alegre : Mercado Aberto, 1989. (Série Novas Perspectivas). 69p.

TAJRA, SANMYA FEITOSA. Informática na educação: novas ferramentas

pedagógicas para o professor da atualidade. 2ª.ed. São Paulo: Érica, 2000.

p.

VERÍSSIMO, MARA RÚBIA ALVES MARQUES. "O materialismo histórico e

dialético nas abordagens de Vygotsky e Wallon acerca do pensamento e da

linguagem". In: Educação e filosofia, v.10, n.19, p.129-143, jan./jun. 1996.

VYGOTSKY, LEV S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,

135 p. (Coleção Psicologia e Pedagogia).

VYGOTSKY, LEV S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos

processos psicológicos superiores. 3ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

p. (Coleção Psicologia e Pedagogia. Nova Série).

Téléchargements

Publié-e

2018-03-11

Comment citer

Basso, C. M. (2018). ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MEDIADO POR COMPUTADORES. Linguagens & Cidadania, 2(2). https://doi.org/10.5902/1516849231521