O ENSINO DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Autores

  • Cíntia Maria Basso Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849231502

Palavras-chave:

Gramática, Aquisição da linguagem

Resumo

O ENSINO DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Maria Basso, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002). Especialista em educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1995). Especialista em psicopedagogia-clínica e institucional, pela UNIGUAÇU (2004). Graduada em Pedagogia, licenciatura plena, pela UNIJUÍ (1992). 

Referências

BEHARES, Luis E. Aquisição da linguagem e a questão do ensino. SEMINÁRIO

INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO & EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Anais: II

Seminário Internacional de Alfabetização & Educação Científica. Ijuí: Ed. da

UNIJUÍ, 1994. p.5-19.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997. V.1.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. V.2.

ELLIS, Rod. SLA research and language teaching. Oxford, Oxford University

Press, 1997. Capítulos 1 a 6.

SMOLKA, Ana Luísa & GÓES, Maria Cecília (Orgs.). A linguagem e o outro no

espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 4.ed.

Campinas, SP : Papirus, 1995.

OLIVEIRA, Marta Kohl. O pensamento e a linguagem na perspectiva sóciohistórica. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO & EDUCAÇÃO

CIENTÍFICA. Anais: I Seminário Internacional de Alfabetização & Educação

O ENSINO DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE

http://coral.ufsm.br/lec/01_01/CintiaLC5.htm[11/03/2018 16:57:32]

Científica. Ijuí : UNIJUÍ, 1993. p. 19-33.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do

discurso. 4.ed. Campinas: Pontes, 1996.

RICHTER, Marcos Gustavo. Aquisição da linguagem e ensino. Santa Maria:

UFSM, 2000. Não paginado. Digitado.

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino do Português e interatividade. Santa

Maria: Ed. da UFSM, 2000.

RICHTER, Marcos Gustavo. Focalizando a gramática na pedagogia de projeto.

BEVILAQUA, Ceres et al. Leitura e produção de textos. Santa Maria: Ed. da

UFSM, 1999. p.81-87.

RICHTER, Marcos Gustavo. Pedagogia de projeto no ensino do português.

Santa Maria: UFSM. Não paginado. Digitado.

SILVA, Josenia Vieira da. A aquisição da linguagem e o ensino da língua

materna. Revista Internacional de Língua Portuguesa, n.11, p.56-60, 1994.

SMOLKA, Ana Luiza B. et. alii. Leitura e desenvolvimento da

linguagem. Porto Alegre : Mercado Aberto, 1989.

WELLS, Gordon. Language, literacy and education. In: WELLS, Gordon et. alii.

Learning through interactive: the study of language development. C.U.P., 1989.

Downloads

Publicado

2018-03-11

Como Citar

Basso, C. M. (2018). O ENSINO DA GRAMÁTICA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. Linguagens & Cidadania, 3(1). https://doi.org/10.5902/1516849231502