Inglês na escola técnica: perfil dos participantes e proposta de aprendizagem em ambiente virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228048

Palavras-chave:

Social practice, Virtual Learning Space, Foreign Languages

Resumo

This article describes some activities realized in a research project “Language Multimedia Laboratory: contexts, activities and social practices of technical and undergraduate students at a Federal Institute of Science and Technology – Campus Santo Augusto - RS”. Based on a previous analysis of data collected by unstructured questionnaires, we identified the participants’ profile and described a design proposal for a learning virtual space to students to practice the use of foreign languages. The main purpose of elaborating a virtual learning space is to promote language acquisition through virtual interaction with other students by the use of digital technologies, since most of students in this institution have few language background and knowledge, showing high level of difficulties in language learning. As a consequence, we hope that students can practice foreign languages by interacting through the virtual learning space and that pedagogical material can be implemented according to students interest and professional necessity.

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Biografia do Autor

Susana Cristina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria

É professora Adjunto 4, no Curso de Letras, pesquisadora, orientadora e docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede, na UFSM. Líder do GRPesq/CNPq NUPEAD (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a distância) e coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon). Atualmente é coordenadora do Curso de Especialização de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação ? TIC, na UFSM, bem como atua na coordenação administrativa e pedagógica do laboratório de línguas/DLEM. Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, com estágio no exterior na Iowa State University (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa mediado por computador, ensino de línguas a distância, linguística aplicada, análise crítica do discurso e tecnologias educacionais no ensino de LE. Desenvolve pesquisas sobre ensino de línguas e tecnologias, tanto para ensino presencial quanto para a distância, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produção de material didático digital e formação inicial e continuada de professores para EaD.

Rafaela Oliveira de Moura, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Acadêmica no curso de Letras - Inglês e Português, 5º semestre, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUí - Campus Ijuí/RS. (julho/2014). Trabalhou como Monitoria de alunos e monitora de Oficinas de Língua Inglesa, Ensino Fundamental, no Centro Educacional Padre Anchieta (CEPA) em Santo Augusto/RS. (março/2016 - agosto/2016). Iniciou a especialização em Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa, no Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter - Campus Exclusivo - Porto Alegre/RS (março/2015). Cursou o Curso Médio à distância em Teologia, na escola CORBÃ de Passo Fundo/RS (fevereiro/2013 - julho/2014). Graduada em Licenciatura em Computação, no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto (julho/2009 - julho/2014). Participou como aluna bolsista no programa PIBID - IFF (agosto/2011-2013) e em outubro de 2010 foi bolsista PAIC- IFF.

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Publicado

2017-07-08

Como Citar

Reis, S. C. dos, & Moura, R. O. de. (2017). Inglês na escola técnica: perfil dos participantes e proposta de aprendizagem em ambiente virtual. Linguagens & Cidadania, 12(1). https://doi.org/10.5902/1516849228048