A diversidade linguística no contexto escolar

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849228299

Mots-clés :

Diversidade linguística, Contexto escolar

Résumé

This article is a result of a developing project by Universidade de Cruz Alta. The methodology used consists of reading and application of questionnaires and interviews with students of primary and high schools from Panambi. The previous outcomes suggest that the reason of some discrimination in the classroom is due to the student’s speaking way and some teachers don’t realize yet the enormous linguistic diversity in our country. In this sense, many traditional teachers discriminate their students because according to them, the pupils don’t know the Portuguese language. In fact these professionals don’t notice the linguistic diversity of Brazil.

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Bibliographies de l'auteur

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta

Possui graduação em Letras Habilitação Português/ Inglês pela Associação de Professores de Cruz Alta (1989), especialização em Linguística textual (1998) pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2000) e Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2009). É professor titular III na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ - desde 1997, com experiência na área de Linguística, ênfase em Linguística Aplicada ao ensino de línguas ( língua estrangeira e língua materna). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - MESTRADO, da UNICRUZ, atuando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade e ministrando as disciplinas de Linguagem e Sociedade, Docência no ensino superior e Seminário de Pesquisa I. Exerceu a função de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ de dezembro de 2010 a dezembro de 2013. Atuou como coordenador do Curso de Letras desta universidade nos períodos de 2001 a 2004 e 2005 a 2010, sendo também líder do GEL, Grupo de Estudos Linguísticos/UNICRUZ, certificado pelo CNPq. Tem experiência na Educação à Distância (EaD), ministrando as disciplinas de português e Competência Comunicativa no Curso de Direito. Atua como conselheiro do CONSUN - Conselho Universitário da UNICRUZ. É coordenador Institucional de Bolsas de Ensino Médio CAPES/UNICRUZ. Bolsista CAPES de agosto de 2010 a dezembro de 2016, , coordenando o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, área de Letras. Bolsista CAPES/PARFOR de março de 2013 a dezembro de 2016, ministrando as disciplinas de língua portuguesa V e Estágio supervisionado III no Curso de Letras da UNICRUZ.

Sílvia Pautz, Universidade de Cruz Alta

Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta 

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Publiée

2017-07-26

Comment citer

Souza, A. E. de, & Pautz, S. (2017). A diversidade linguística no contexto escolar. Linguagens & Cidadania, 9(1). https://doi.org/10.5902/1516849228299