Análise das propostas de leitura e produção de textos de um livro de ensino médio e a relação com as proposições dos PCNs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228306

Palavras-chave:

Reading, Composition, Didactic book, PCNs

Resumo

This article presents a study realized in a didactic book of Portuguese language with the objective to verify how it happens the relation between activities about reading and composition with some orientations of the National Curriculum Parameters – PCNs. The analysis tried to identify if this didactic material is according to the suggestions presented in the document, observing if this didactic book practices the linguistic variation and notion of speech genre. The PCNs suggest a work with the genre in order to form critical citizens. The theoretical base was the notion of genre in Bakhtin, such as the orientations of the PCNs for the Portuguese language teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta

Possui graduação em Letras Habilitação Português/ Inglês pela Associação de Professores de Cruz Alta (1989), especialização em Linguística textual (1998) pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2000) e Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2009). É professor titular III na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ - desde 1997, com experiência na área de Linguística, ênfase em Linguística Aplicada ao ensino de línguas ( língua estrangeira e língua materna). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - MESTRADO, da UNICRUZ, atuando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade e ministrando as disciplinas de Linguagem e Sociedade, Docência no ensino superior e Seminário de Pesquisa I. Exerceu a função de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ de dezembro de 2010 a dezembro de 2013. Atuou como coordenador do Curso de Letras desta universidade nos períodos de 2001 a 2004 e 2005 a 2010, sendo também líder do GEL, Grupo de Estudos Linguísticos/UNICRUZ, certificado pelo CNPq. Tem experiência na Educação à Distância (EaD), ministrando as disciplinas de português e Competência Comunicativa no Curso de Direito. Atua como conselheiro do CONSUN - Conselho Universitário da UNICRUZ. É coordenador Institucional de Bolsas de Ensino Médio CAPES/UNICRUZ. Bolsista CAPES de agosto de 2010 a dezembro de 2016, , coordenando o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, área de Letras. Bolsista CAPES/PARFOR de março de 2013 a dezembro de 2016, ministrando as disciplinas de língua portuguesa V e Estágio supervisionado III no Curso de Letras da UNICRUZ.

Referências

BAGNO, M. (1999). Preconceito lingüístico, o que é, como se faz. 2.ed. São Paulo: Edições Loyola.

BAKHTIN, M. (1992). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

BARBOSA, J. P. (2000). Do professor suposto pelos PCNs ao professor real de língua portuguesa: são os PCNs praticáveis? In: ROJO, R. (Org.) A prática de linguagem em sala de aula: Praticando os PCNs. São Paulo: EDUC. Campinas, Mercado de Letras.

BRASIL. (2002). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC.

BRASIL. (1996). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF.

VAL, M. G. C. Atividades de produção de textos escritos em livros didáticos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. In: ROJO, R. BATISTA, A. A. G. (Org.) (2003). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas, SP: Marcado de letras.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Souza, A. E. de. (2017). Análise das propostas de leitura e produção de textos de um livro de ensino médio e a relação com as proposições dos PCNs. Linguagens & Cidadania, 9(2). https://doi.org/10.5902/1516849228306