Oficina de leitura em língua estrangeira: construindo o conhecimento através da interação na sala de aula

Antonio Escandiel de Souza, Fernanda de Carvalho Vargas

Resumo


Este artigo é resultado de uma oficina de leitura operacionalizada com alunos do Ensino Fundamental (6ª série) e Ensino Médio (2º ano), na qual foram desenvolvidas atividades que oportunizaram o contato com textos em língua inglesa, desenvolvendo através destes técnicas de compreensão, demonstrando aos alunos que por meio de estratégias de leitura é possível inferir as idéias principais do texto. A atividade teve como objetivo instrumentalizar técnicas básicas de leitura, a fim de facilitar a interpretação de textos diversos em língua inglesa, bem como retomar aspectos lingüísticos, contribuindo para a aquisição de regularidades através de textos.

Palavras-chave


Oficina de leitura; Língua estrangeira; Sala de aula

Texto completo:

PDF

Referências


AGP-SP ARCHIVES. Sobre a desigualdade lingüística. Disponível em: http://lists.linefeed.org/pipermail/agp-sp/2002-August/002095.html. Acesso em: 10 nov. 2002.

ALMEIDA FILHO, Jose Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.

CORTE, Angela Cristina; FISCHER, Cynthia Regina. O desenvolvimento de estratégias metacognitivas como recurso pedagógico no processo de aquisição de leitura em língua inglesa: um estudo de caso. In: UNIVERSIDADE DE CAMPINAS. Estudos lingüísticos XVII anais de seminários do GEL. São José do Rio Preto: UNESO, 1998.

GRABE, Willian. Dilemma for the development of second language Reading abilities. In: RICHARDS, Jack C. Methodology in language teaching: an anthology of current practice. Cambridge: Cambridge University Press: 2002.

JANSEN, Joy. Teaching strategic reading. In: RICHARDS, Jack C. Methodology in language teaching: an anthology of current practice. Cambridge: Cambridge University Press: 2002.

MANO, Sandra. Helping students into, through and beyond: reading strategies for English-as-a-foreign-language students. 1997.

MAXWELL, Leila J.; MARTINS, Sandra E.C. Readings in a foreign language (English) based on an ESP approach. Approach BRAZ-TESOL, July 13-16. p. 155-161.

MEDINA, Alicia. English as a means of instruction: developing student’s Reading competence. BRAZ-TESOL, July 13-16, 1998, p. 154-160.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de Lingüística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

RICHARDS, Jack C. The language teaching Matrix. Cambridge: Cambridge University Press, 1990

VYGOTSKY, L.S. Formação Social da mente. São Paulo: Martins Fonte, 1984.




DOI: https://doi.org/10.5902/1516849228548

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores da revista L&C:

                                                                                          


Órgãos aos quais a revista L&C pertence:

 

                              

 

E-ISSN 2674-6921. Revista Qualis B3, área de Letras e Linguística, Classificações de Periódicos Quadriênio 2017-2020 (CAPES).