Oficina de leitura em língua estrangeira: construindo o conhecimento através da interação na sala de aula

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228548

Schlagworte:

Oficina de leitura, Língua estrangeira, Sala de aula

Abstract

Este artigo é resultado de uma oficina de leitura operacionalizada com alunos do Ensino Fundamental (6ª série) e Ensino Médio (2º ano), na qual foram desenvolvidas atividades que oportunizaram o contato com textos em língua inglesa, desenvolvendo através destes técnicas de compreensão, demonstrando aos alunos que por meio de estratégias de leitura é possível inferir as idéias principais do texto. A atividade teve como objetivo instrumentalizar técnicas básicas de leitura, a fim de facilitar a interpretação de textos diversos em língua inglesa, bem como retomar aspectos lingüísticos, contribuindo para a aquisição de regularidades através de textos.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta

Possui graduação em Letras Habilitação Português/ Inglês pela Associação de Professores de Cruz Alta (1989), especialização em Linguística textual (1998) pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2000) e Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2009). É professor titular III na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ - desde 1997, com experiência na área de Linguística, ênfase em Linguística Aplicada ao ensino de línguas ( língua estrangeira e língua materna) e linguagem jurídica. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - MESTRADO, da UNICRUZ, atuando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade e ministrando as disciplinas de Linguagem e Sociedade, Docência no ensino superior e Seminário de Pesquisa I. Exerceu a função de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ de dezembro de 2010 a dezembro de 2013. Atuou como coordenador do Curso de Letras desta universidade nos períodos de 2001 a 2004 e 2005 a 2010, sendo também líder do GEL, Grupo de Estudos Linguísticos/UNICRUZ, certificado pelo CNPq. Tem experiência na Educação à Distância (EaD), ministrando as disciplinas de português e Competência Comunicativa, no Curso de Direito. Atua como conselheiro do CONSUN - Conselho Universitário da UNICRUZ. É coordenador Institucional de Bolsas de Ensino Médio CAPES/UNICRUZ. Bolsista CAPES de agosto de 2010 a dezembro de 2016, , coordenando o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, área de Letras. Bolsista CAPES/PARFOR de março de 2013 a dezembro de 2016, ministrando as disciplinas de língua portuguesa V e Estágio supervisionado III no Curso de Letras da UNICRUZ.

Fernanda de Carvalho Vargas, Universidade de Cruz Alta

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade de Cruz Alta (2004) e especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade de Cruz Alta (2006). Atualmente é Instrutor da Minds English School. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Literaturhinweise

AGP-SP ARCHIVES. Sobre a desigualdade lingüística. Disponível em: http://lists.linefeed.org/pipermail/agp-sp/2002-August/002095.html. Acesso em: 10 nov. 2002.

ALMEIDA FILHO, Jose Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993.

CORTE, Angela Cristina; FISCHER, Cynthia Regina. O desenvolvimento de estratégias metacognitivas como recurso pedagógico no processo de aquisição de leitura em língua inglesa: um estudo de caso. In: UNIVERSIDADE DE CAMPINAS. Estudos lingüísticos XVII anais de seminários do GEL. São José do Rio Preto: UNESO, 1998.

GRABE, Willian. Dilemma for the development of second language Reading abilities. In: RICHARDS, Jack C. Methodology in language teaching: an anthology of current practice. Cambridge: Cambridge University Press: 2002.

JANSEN, Joy. Teaching strategic reading. In: RICHARDS, Jack C. Methodology in language teaching: an anthology of current practice. Cambridge: Cambridge University Press: 2002.

MANO, Sandra. Helping students into, through and beyond: reading strategies for English-as-a-foreign-language students. 1997.

MAXWELL, Leila J.; MARTINS, Sandra E.C. Readings in a foreign language (English) based on an ESP approach. Approach BRAZ-TESOL, July 13-16. p. 155-161.

MEDINA, Alicia. English as a means of instruction: developing student’s Reading competence. BRAZ-TESOL, July 13-16, 1998, p. 154-160.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de Lingüística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

RICHARDS, Jack C. The language teaching Matrix. Cambridge: Cambridge University Press, 1990

VYGOTSKY, L.S. Formação Social da mente. São Paulo: Martins Fonte, 1984.

Veröffentlicht

2017-08-09

Zitationsvorschlag

Souza, A. E. de, & Vargas, F. de C. (2017). Oficina de leitura em língua estrangeira: construindo o conhecimento através da interação na sala de aula. Linguagens & Cidadania, 7(2). https://doi.org/10.5902/1516849228548