A MODALIDADE NAS CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS DO DOCUMENTO BASE DO PROEJA AGOSTO/2007

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849224204

Mots-clés :

Sistema de Avaliatividade, Modalidade, Polaridade

Résumé

Para Halliday e Matthiessen (2014), a noção de modalidade está relacionada à distinção entre proposições (informações) e propostas (bens e serviços), denominadas, respectivamente, modalização e modulação, que se expressam em diferentes graus. A modalização apresenta os graus de probabilidade e usualidade. Partindo de uma concepção teórica da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATHIESSEN, 2014), o enfoque deste estudo recai sobre o uso do recurso de modalidade nas Concepções e Princípios do Documento Base do PROEJA agosto/2007. Para tal foi realizada  na metafunção interpessoal, a análise de modalidade, levando em consideração a modalização (troca de informações) e modulação (troca de bens e serviços). Como resultados, houve a predominância de valor alto de comprometimento dos autores em relação às escolhas léxico-gramaticais. 

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Bibliographies de l'auteur

Amanda Canterle Bochett, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela URI - Campus Santiago, possui graduação em LETRAS - PORTUGUÊS INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2011). Foi bolsista de Pesquisa na URI - Campus de Santiago de 08/2009 a 09/2011, desempenhando diversos trabalhos voluntários e monitorias. É Professora Substituta no Instituto Federal Farroupilha- Campus Júlio de Castilhos

Sandra Maria do Nascimento de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

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Publiée

2018-05-10

Comment citer

Bochett, A. C., & Oliveira, S. M. do N. de. (2018). A MODALIDADE NAS CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS DO DOCUMENTO BASE DO PROEJA AGOSTO/2007. Linguagens & Cidadania, 19. https://doi.org/10.5902/1516849224204

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