O professor como mediador nas aulas de argumentação

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849222145

Mots-clés :

Professor mediador, Argumentação, Interação

Résumé

Este artigo tem por objetivo descrever uma prática de ensino desenvolvida durante o período de Estágio Supervisionado no Ensino Médio, realizado numa turma de terceiro ano do Colégio Estadual Coronel Pilar, da cidade de Santa Maria-RS, no ano de 2013. Procura, também, refletir aspectos acerca da posição do docente em sala de aula, como mediador do conhecimento nas aulas de argumentação oral, para que possa, posteriormente, realizar o desenvolvimento de atividades sobre argumentação escrita. Para pensar tais aspectos, este artigo traz como base teórica, em especial, o interacionismo social de Lev Semenovitch Vygotsky (1998a;1998b), o qual teorizou sobre a mediação do homem com o mundo, entre outros tantos conceitos, o processo de internalização, isto é, o processo pelo qual o sujeito passa a reelaborar opiniões alheias e a transformar as “palavras dos outros” em “pessoais”, conceito este imprescindível nas aulas de argumentação.

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Biographie de l'auteur-e

Louise Cervo Spencer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

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Publié-e

2016-05-30

Comment citer

Spencer, L. C. (2016). O professor como mediador nas aulas de argumentação. Linguagens & Cidadania, 16(1). https://doi.org/10.5902/1516849222145