O professor como mediador nas aulas de argumentação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849222145Keywords:
Professor mediador, Argumentação, InteraçãoAbstract
Este artigo tem por objetivo descrever uma prática de ensino desenvolvida durante o período de Estágio Supervisionado no Ensino Médio, realizado numa turma de terceiro ano do Colégio Estadual Coronel Pilar, da cidade de Santa Maria-RS, no ano de 2013. Procura, também, refletir aspectos acerca da posição do docente em sala de aula, como mediador do conhecimento nas aulas de argumentação oral, para que possa, posteriormente, realizar o desenvolvimento de atividades sobre argumentação escrita. Para pensar tais aspectos, este artigo traz como base teórica, em especial, o interacionismo social de Lev Semenovitch Vygotsky (1998a;1998b), o qual teorizou sobre a mediação do homem com o mundo, entre outros tantos conceitos, o processo de internalização, isto é, o processo pelo qual o sujeito passa a reelaborar opiniões alheias e a transformar as “palavras dos outros” em “pessoais”, conceito este imprescindível nas aulas de argumentação.Downloads
References
ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 6. ed. Cotia: Atelier, 2003.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução: Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 1999.
BRONCKART, J. P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução: Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
ELIAS, V. M. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
RIBEIRO, R. M. A construção da argumentação oral em contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.