A pesquisa-ação em estudos sobre (multi)letramentos publicados na Revista Brasileira de Linguística Aplicada

Autores

  • Ludmila Corrêa Pinto Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
  • Maria Elizabete Villela Santiago Universidade Federal de Itajubá, Itabira, MG https://orcid.org/0000-0001-7404-2914

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849232465

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, (Multi)Letramentos, Pesquisa bibliográfica

Resumo

A pesquisa qualitativa é utilizada nas investigações em Linguística Aplicada como forma de compreender de forma mais profunda os fenômenos relacionados ao ensino e aprendizagem de línguas. Dentre os métodos adotados, a pesquisa-ação é empregada com o intuito de modificar as práticas pedagógicas, alterando, consequentemente, o contexto social dos professores e aprendizes. O objetivo deste artigo é, por meio de uma pesquisa bibliográfica em artigos da Revista Brasileira de Linguística Aplicada sobre (Multi)Letramentos, analisar como a pesquisa-ação é desenvolvida nessa área e de que forma contribui para o aprimoramento do ensino de línguas. Como resultado, este trabalho mostrou que o uso da pesquisa-ação é uma importante ferramenta como método intervencionista para pesquisas em Linguística Aplicada e que desta forma há aspectos positivos que contemplam todos os participantes.

 

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Biografia do Autor

Ludmila Corrêa Pinto Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui graduação em Letras - Habilitação em língua e literaturas de língua inglesa pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como professora de Língua Inglesa e Portuguesa, e participa atualmente do grupo de Estudos e Pesquisa NECLLE: Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramento e Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Maria Elizabete Villela Santiago, Universidade Federal de Itajubá, Itabira, MG

Possui graduação em Letras Português/Inglês - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário de Itajubá (1991), especialização em Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário de Itajubá (2005) , mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, com ênfase em Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Possui experiência na área de Ensino de Língua Inglesa, com ênfase em Estratégias de Aprendizagem, Inglês Instrumental e Exames de Proficiência. Atualmente é professora adjunta II da Universidade Federal de Itajubá, campus Itabira, lecionando Língua Inglesa e Metodologia de Pesquisa.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Rodrigues, L. C. P., & Santiago, M. E. V. (2018). A pesquisa-ação em estudos sobre (multi)letramentos publicados na Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849232465